A cidade de Lisboa deu um novo passo rumo à mobilidade sustentável, com o início das operações de Emov. Esta nova alternativa de carsharing, assente numa frota de veículos 100% elétricos de 4 lugares e 5 portas, deu os seus primeiros passos, na sede da Câmara Municipal de Lisboa, num evento que contou com a presença do seu Presidente, Fernando Medina.
Emov é uma empresa nascida da aliança estratégica entre a Eysa e a Free2Move, a nova marca de serviços de mobilidade do Groupe PSA, duas empresas líderes nos respetivos setores. A capital portuguesa é a segunda cidade em que Emov lança a sua alternativa de carsharing, no formato free floating, após o sucesso registado em Madrid.
Nesta sua primeira fase, emov conta com 150 Citroën C-Zero em regime “free floating”, o que significa que os utilizadores podem aceder, através dos seus smartphones, a qualquer veículo Emov estacionado nas ruas de Lisboa. Entre as vantagens do serviço incluem-se a possibilidade de os estacionar no centro da cidade, em áreas de estacionamento reguladas sem ter que pagar por isso.
O único custo é o do aluguer da viatura, que será de 0,21 euros por minuto. A título de exemplo, uma utilização de 12 minutos teria um preço de 2,52 euros. Uma tarifa diária de 63 euros é proposta para utilizações prolongadas (utilização superior a 5 horas/dia). A inscrição na emov será gratuita até 31 de maio de 2018 usando o código “Lisboa20”, sendo também oferecidos gratuitamente 20 minutos para utilização do serviço.
Criar uma experiência de utilização simples para o utilizador foi a principal prioridade do projeto Emov. A inscrição no serviço pode ser feita na web ou através da aplicação compatível com dispositivos iOS e Android. Em menos de 24 horas, poder-se-á começar a desfrutar das vantagens de emov.
A app para smartphones é a peça central do serviço Emov. O utilizador não paga nada até que comece a utilizar o veículo e pode reservá-lo sem custos até 20 minutos antes do início dessa utilização. Para além disso, é esta aplicação que permite abrir e fechar as viaturas de forma rápida e fácil.
Num estudo conduzido por Emov, 75% dos habitantes de Lisboa consideram a hipótese de utilizar serviços de carsharing. As principais razões para fazê-lo são a redução de custos (21%), dispor de uma alternativa à viatura própria (19%) e a facilidade e rapidez de utilização (13%). As situações em que mais utilizariam o serviço seriam viagens de e para o aeroporto (32%), viagens/férias (22%), saídas noturnas (19%) e em alternativa à própria viatura (16%).
Lançado em Madrid, em dezembro de 2016, o serviço Emov regista uma elevada aceitação, com 97% dos clientes frequentes a recomendarem a utilização do serviço.
Na opinião de Fernando Izquierdo, Diretor Geral da Emov, “Emov chega a Lisboa com o objetivo de se converter num novo ícone da cidade. Estamos certos de que a nossa frota, composta inicialmente por 150 veículos 100% elétricos terá um acolhimento muito favorável entre os cidadãos”.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…