Categories: Mobilidade

Carros da Google tiveram onze acidentes em seis anos

Os carros autónomos da Google estiveram envolvidos em onze acidentes, desde que o projeto começou há seis anos. Contudo, o líder da iniciativa garantiu que os automóveis conduzidos através de sistemas informáticos não foram a causa de nenhum dos incidentes.

A frota de carros self-driving da Google, composta por mais de duas dezenas de veículos, percorreu já cerca de 2,7 milhões de quilómetros. Em 2009 a gigante tecnológica de Mountain View, na Califórnia, deu início ao projeto que é agora uma das suas maiores apostas, e que é um derivado da tendência tecnológica que é a Internet das Coisas.

A condução autónoma, pelo menos nos primórdios do conceito, era olhada com alguma ceticismo, nomeadamente ao nível da segurança. Contudo, com o passar do tempo, as pessoas e o próprio mercado automobilístico foram ganhando mais confiança neste novo paradigma de transporte, com várias fabricantes automobilísticas e empresas tecnológicas a querem fincar as presas na esfera dos carros autónomos.

Não obstante, os acidentes são inevitáveis. Chris Urmson, que comanda o projeto dos self-driving cars da Google, afirma que os veículos não foram a causa dos incidentes rodoviários. “Se passarmos tempo suficiente na estrada, acidentes vão acontecer, quer estejamos num carro ou num self-driving car”, disse o executivo. Ao que parece, os carros da Google foram uma mera vítima do ditado “No local errado, à hora errada”.

Diz a Reuters que a maioria dos acidentes aconteceu dentro de cidades. Por sete vezes, os carros da Google foram atingidos na traseira, nomeadamente em semáforos.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago