Categories: Inovação

Carros conectados podem salvar receitas da indústria automóvel

A empresa acredita que os carros conectados abrem três novas fontes de receita para os fabricantes. A primeira é a venda de produtos e serviços diretamente para o dono do veículo, na forma de pacotes de atualização de mapas online, streaming de áudio e mesmo serviços de concierge.

A segunda fonte é a venda de dados digitais em grandes volumes (big data) a outras companhias, como seguradoras e retalhistas, que podem analisar essas informações para adequarem os seus produtos e serviços.

Em terceiro lugar, há a possibilidade de usar os canais digitais integrados ao carro para viabilizar publicidade direcionada ao motorista – como promoções nos concessionários locais e de empresas de produtos e serviços para o carro.

Segundo a McKinsey, hoje 65% das vendas de carros começam no ambiente digital, com o consumidor a pesquisar as características e funcionalidades de modelos diferentes e a comparar os preços. Esse percentual deve chegar a 80% em 2022.

Os carros conectados também apresentam enormes oportunidades de redução de custos tanto para o fabricante quanto para o utilizador, segundo a McKinsey. Para a indústria, a análise remota de dados capturados por sensores nos carros digitais permite reduzir os gastos com pesquisa e desenvolvimento e com materiais, monitorando tanto o comportamento de diferentes partes do carro como o estilo de condução, que pode ajudar na criação de sistemas para gestão de combustíveis.

Para o motorista, os dados produzidos pelo seu carro podem ajudar a reduzir custos com seguro, dado o seu perfil de uso, além de informar sobre a necessidade de manutenção antes de uma avaria e sugerir formas de otimizar os padrões de condução para reduzir o consumo de combustíveis.

O principal desafio para os fabricantes de veículos nos próximos anos será criar produtos e serviços que sustentem as suas receitas ao mesmo tempo que reduzem custos para si próprias e para o próprio consumidor, explica a consultoria. Só assim poderão navegar num mundo em que as prioridades das pessoas em relação à mobilidade estão a mudar rapidamente e a competição a aumentar.

Essa quarta-feira, 19 de outubro, decorre em São Paulo a McKinsey Digital Conference, em que temas como esse e outros ligados à transformação digital serão discutidos por especialistas da consultoria e clientes.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago