Categories: EmpresasNegócios

Carros conectados a grande aposta da Huawei

Especial de Hannover

É o grande desafio do ano. O setor automobilístico está a enfrentar uma nova revolução industrial como aconteceu há décadas atrás, mas desta vez não está sozinha. Precisa de parceiros especializados em tecnologia e comunicações para poder fornecer aos veículos esses novos recursos de que tanto se fala: conectividade, autonomia e inteligência. Os grandes fabricantes podem incorporar todos os tipos de sensores, mas esses elementos não ajudaram se os dados gerados não forem processados ​​corretamente.

Os grandes nomes das TIC trabalharam para ajudar os fabricantes da indústria automóvel a dar o próximo grande salto evolucionário, os carros autónomos.

Foi isso que a Huawei anunciou na  CEBIT 2018 . A empresa lançou a plataforma OceanConnect IoV , que estava disponível para os developers e que começou a implementar através de um acordo importante com o PSA Group , um dos principais fabricantes de automóveis que espera comercializar milhões de carros conectados, e inteligentes, nos próximos anos.

O Huawei OceanConnect IoV tem como objetivo cobrir todo o espectro onde a tecnologia está presente , um espectro cada vez mais amplo que força esse ecossistema a enfrentar mais e mais desafios:

Conectividade : As conexões de cada veículo devem ser seguras e confiáveis, mas a escalabilidade sem precedentes também é necessária para que todos e cada um deles mantenham a conexão com a Cloud simultaneamente.

Gestão e processamento de dados : Cada veículo pode ter uma infinidade de sensores, cada um gerando milhares de dados por dia. Todas essas informações devem ser processadas, tanto localmente (do próprio carro) quanto da através da Cloud, de modo que é necessário  uma infraestrutura capaz de administrá-los e orquestrá-los de maneira inteligente. Aqui, o fabricante do veículos deve fazer uma parceria com um fornecedor capaz de garantir seu processamento e retornar os resultados quase em tempo real.

Conteúdo e serviços de terceiros : Para completar uma experiência com o utilizador, o setor precisará fornecer serviços de empresas terceirizadas, portanto, é inevitável que haja um ecossistema confiável que separe a gestão de dados dos negócios tradicionais. No caso do OceanConnect, é possível adicionar esse ecossistema para que os fabricantes possam atender a esses conteúdos e aplicativos de maneira centralizada.

Em resumo, é necessário usar uma plataforma unificada capaz de responder a cada um desses pontos. É isso que a Huawei pretende com sua nova plataforma IoV.

Ma Haixu, presidente da linha de produtos da rede core da Huawei

“Estamos diante da transformação digital da indústria automóvel. Nesta transição tem que se construir uma plataforma inteligente capaz de conectar veículos com pessoas, estradas e outros elementos. E a Huawei quer ser um parceiro preferencial para ajudar os fabricantes a alcançá-lo “, disse Ma Haixu, presidente da Linha de Produtos da Rede Núcleo da Huawei, em conferência de imprensa.

Como parte deste anúncio, a Huawei e o Grupo PSA garantiram que estão a trabalhar no maior projeto de carro conectado lançado até o momento. O primeiro modelo a chegar ao mercado é o DS 7 na China e na Europa, que já é gerido pela OceanConnect IoV. Com o passar do tempo, mais serviços serão integrados para que os consumidores possam tirar o máximo proveito dele com segurança. Além disso, a Huawei já anunciou sua intenção de expandir esta plataforma para também para o setor de transportes.

DS 7 Crossback, o primeiro carro a usar a plataforma Huawei OceanConnect IoV
João Miguel Mesquita

Desde 1998 que está diretamente ligado às TI. Tendo desenvolvido a sua atividade profissional em projetos como Portugalmail, IOL (Grupo Media Capital), Terravista (Grupo T -Deutsche Telekom) , e Jornal Digital do Norte. Estudou Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. É COO e Editor-inChief do Grupo Netmediaeurope/America no Brasil e Portugal. Gestor de projetos e-business, e editor. É um entusiasta do impacto das TI nas industrias criativas.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago