Capgemini cresce 5,2% em 2016

Com taxas de cãmbio constantes, as receitas da Capgemini teriam subido um pouco mais, 7,9%. Mas em seu relatório financeiro anual, a consultoria registra uma queda dos lucros atribuíveis aos acionistas, de 18%, para € 921 milhões.

“O forte desempenho da Capgemini em 2016, e particularmente a sua capacidade de gerar free cash flow orgânico, corrobora o sucesso das transformações que empreendemos nos últimos anos”, comentou o CEO do grupo Capgemini, Paul Hermelin, na apresentação em Paris. “Com mais de 193 mil colaboradores em todo o mundo, o grupo possui os recursos necessários para continuar no caminho do sucesso e reforçar a sua posição entre os principais líderes à escala mundial”, acrescentou, referindo seu portfólio de ofertas, nível de especialização no setor e capacidades de produção.  

A área que mais cresceu na empresa foi a de Application Services, com uma subida de 10,6% em taxas constantes. Esse segmento pesa 60% do total das receitas do grupo, tendo beneficiado da aquisição da IGATE em 2015. O crescimento foi ainda impulsionado pela rápida expansão que os serviços relacionados com o Digital e a nuvem estão tendo na Europa e Ásia. “Os resultados alcançados pelas áreas de Digital e Cloud contribuíram para 30% do valor global das nossas receitas”, afirmou o CEO.

Os serviços de consultoria subiram apenas 2,7% e na tecnologia e serviços de engenharia a melhora foi de 6,9%. Já o segmento de Other Managed Services, que pesam 21%, as receitas registaram uma quebra por comparação com os resultados obtidos no ano anterior. A Capgemini explica que a pressão sobre os serviços tradicionais de infraestrutura, devido à crescente utilização da nuvem, foi acentuada pela quebra registada no setor público no Reino Unido e na revenda de equipamentos. 

Nota de Redação: Por opção editorial este texto foi escrito em português do Brasil.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago