Capgemini cresce 5,2% em 2016

Com taxas de cãmbio constantes, as receitas da Capgemini teriam subido um pouco mais, 7,9%. Mas em seu relatório financeiro anual, a consultoria registra uma queda dos lucros atribuíveis aos acionistas, de 18%, para € 921 milhões.

“O forte desempenho da Capgemini em 2016, e particularmente a sua capacidade de gerar free cash flow orgânico, corrobora o sucesso das transformações que empreendemos nos últimos anos”, comentou o CEO do grupo Capgemini, Paul Hermelin, na apresentação em Paris. “Com mais de 193 mil colaboradores em todo o mundo, o grupo possui os recursos necessários para continuar no caminho do sucesso e reforçar a sua posição entre os principais líderes à escala mundial”, acrescentou, referindo seu portfólio de ofertas, nível de especialização no setor e capacidades de produção.  

A área que mais cresceu na empresa foi a de Application Services, com uma subida de 10,6% em taxas constantes. Esse segmento pesa 60% do total das receitas do grupo, tendo beneficiado da aquisição da IGATE em 2015. O crescimento foi ainda impulsionado pela rápida expansão que os serviços relacionados com o Digital e a nuvem estão tendo na Europa e Ásia. “Os resultados alcançados pelas áreas de Digital e Cloud contribuíram para 30% do valor global das nossas receitas”, afirmou o CEO.

Os serviços de consultoria subiram apenas 2,7% e na tecnologia e serviços de engenharia a melhora foi de 6,9%. Já o segmento de Other Managed Services, que pesam 21%, as receitas registaram uma quebra por comparação com os resultados obtidos no ano anterior. A Capgemini explica que a pressão sobre os serviços tradicionais de infraestrutura, devido à crescente utilização da nuvem, foi acentuada pela quebra registada no setor público no Reino Unido e na revenda de equipamentos. 

Nota de Redação: Por opção editorial este texto foi escrito em português do Brasil.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

1 dia ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

4 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

5 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago