O cabo subaquático, com uma capacidade superior a 52 Tbps, deverá ter mais de 5,4 mil quilómetros de comprimento e parte de Long Island, em Nova Iorque, e estende-se até à costa oeste da Irlanda. A partir desse ponto, o cabo ramifica-se até à Londres, incrementando grandemente a conectividade entre os centros de dados IBX da Equinix nos EUA e no Reino Unido. Também a ligação entre o centro de Long Island e a restante Europa será bastante potenciada.
O vice-presidente de Prestação de Serviços Internacionais da Equinix, Jim Poole, diz, em comunicado, que “Esta nova conectividade submarina oferece aos clientes da Equinix e da AquaComms uma oportunidade para criarem vantagem empresarial na atual economia internacional”.
A companhia diz que a nova ligação, de nome de America Europe Connect, ou AEC, é das primeiras a serem realizadas entre Nova Iorque e Londres nos últimos 15 anos. Este cabo de fibra ótica, desenhado pela AquaComms, pretende, acima de qualquer outra coisa, dar resposta às necessidades dos centros de dados de todo o mundo, redes em cloud, players do mercado de serviços financeiros e fornecedores de conteúdo, ao nível da largura de banda, resultado do aumento exponencial e incessante do volume de dados produzidos e movimentados nos dias de hoje.
Grag Varisco, responsável pelas operações da AquaComms, afirma, em nota, que os centros de dados da Equinix em Nova Iorque e em Londres “funcionam como os principais hubs internacionais de tráfego de rede e oferecem aos clientes a capacidade de ampliar redes existentes ou de expandir para novos mercados”.
Adicionalmente, estes dois data centers atuam ainda “como pontos de acesso de rede não vinculados para que a AquaComms conecte, ainda, sua rota submarina de cabos de baixa latência”, explica a Equinix. Desta forma, os prestadores de serviços poderão beneficiar das oportunidades económicas apresentadas por esses dois grandes centros urbanos.
O AWS, o Microsoft Azure e a Google Cloud Platform são alguns dos serviços que utilizam a conectividade prestada pelos centros de dados da Equinix.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…