As reclamações relacionadas com burlas online aumentaram 22% entre janeiro e abril, segundo revela o Portal da Queixa numa análise efetuada por ocasião do Dia Mundial da Internet, que se assinala.
A tendência de crescimento registada “tem sido consecutiva nos últimos anos, acompanhando a mesma subida de denúncias de cibercrimes que chegam à Procuradoria-Geral da República”.
Nesse sentido, sites fraudulentos e casos de phishing são os principais motivos das queixas dos consumidores.
A literacia digital “é essencial para uma utilização segura e informada no meio digital”, defende ainda o Portal da Queixa.
O Dia Mundial da Internet – assinalado a 17 de maio –, é uma data que assinala a inclusão digital e promove a consciencialização pública para os benefícios proporcionados pela internet, como a partilha de ideias e informações sem restrição.
Mas se é verdade que a Internet é uma das maiores inovações da história da Humanidade, também se transformou numa porta aberta para ataques informáticos “e fez nascer o cibercrime”.
Em 2021, a cibercriminalidade duplicou em Portugal, segundo os dados do Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República (PGR), que recebeu 1.160 denúncias, mais do dobro do que no ano anterior (544).
Entre os dias 01 de janeiro e 30 de abril, o Portal da Queixa registou uma subida de 22% do número de reclamações relacionadas com burlas online, comparativamente com o mesmo período homólogo.
Os principais motivos de reclamação dos consumidores continuam a evidenciar esquemas de burlas online relacionadas com a criação de websites clonados (cópias de lojas online de marcas) e esquemas de phishing.
A liderar o ranking das reclamações por burla online, estão marcas como a Tiffosi, a Lefties e a Wizink. Relacionadas com as duas marcas do grupo têxtil espanhol Inditex estão casos de clonagem dos sites, onde os consumidores efetuam compras, não recebem o produto e perdem o dinheiro e, no caso da Wizink, o problema mais reportado refere-se às tentativas ou casos concretos de phishing.
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…
O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…
Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…