A Bull, empresa pertencente ao Grupo Atos, anunciou o Exascale Program, que tem como principal objetivo desenvolver a próxima geração de supercomputadores, uma aposta europeia para criar computação que facilitará os atuais formatos de Investigação e Investigação, bem como de alguns procedimentos industriais, à escala mundial.
A empresa está fortemente empenhada na Computação de Alta Performance (HPC – High-Performance Computing), dedicando-lhe uma alargada equipa e alinhando o Exascale Program com o programa Strategic Research Agenda, proposto pela Plataforma Europeia de Tecnologia para a Computação de Alta Performance (ETP4HPC) que prevê uma nova geração de supercomputadores, capaz de atingir uma performance superior a um exaflops, ou seja, mil milhões de operações por segundo, mil vezes superior aos sistemas actuais.
O poder da computação em Exascale é visto pela empresa como uma performance equivalente à do cérebro humano e vai aumentar a competitividade e inovação, na resolução de novos desafios nas áreas da indústria, ciência e sociedade, que vão desde a nanociência, à genética, ao clima, à aeronáutica e à energia.
A maioria da complexidade dos problemas que os cientistas e engenheiros vão encontrar no futuro, estará no limiar onde a Big Data e o HPC se encontram. Por exemplo, domínios como a terapia genética ou a investigação farmacêutica, simulações à escala integral de modelos de aeronaves ou a estruturação de sistemas meteorológicos inteiros – que envolvem enormes volumes de dados e exigem uma grande capacidade de computação – requerem a utilização da computação de alta performance.
O programa Exascale da Bull, tem como base uma forte integração entre altos níveis de capacidade de computação e habilidade para processar grandes volumes de dados. Segundo a empresa francesa, combina processadores mais rápidos, maior capacidade de armazenagem de dados, interligações muito mais rápidas, melhor eficiência energética, refrigeração reforçada, um redesenhado software de scalable packaging, e um conjunto completo de serviços para optimizar as aplicações do utilizador.
São cinco os elementos principais a desenvolver: um supercomputador Exascale, com o code-named SEQUANA; software correspondente, conhecido por suite Supercomputer Bullx; uma nova geração de interconexão mais rápida, com o code-name BXI; um conjunto de servidores com capacidade de memória Ultra-High, conhecidos como Bullx S6000 Series; um conjunto completo de serviços que optimizam as aplicações destinadas ao utilizador, e potenciam ao máximo o Exascale.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…