Categories: Cloud

B!T Talks: Ir para a cloud é um ponto sem retorno

EMC, CIONET Portugal, Microsoft, Claranet, PHC Fujitsu e Assoft estiveram ontem no Auditório da Casa da Imprensa, em Lisboa, a debater as estratégias para cloud computing, um evento com a marca B!T.

Fernando Miranda, Enterprise Account Manager da EMC, falou sobre a necessidade de uma partilha de riscos ao mesmo tempo que admitiu faltar legislação que regule os processos. “Mas confio que na União Europeia consigamos um conjunto de soluções e estratégias”, disse aos presentes. A EMC acredita que a cloud híbrida é para o caminho a seguir, garantindo Fernando Miranda que a empresa norte-americana oferece uma solução integrada, testada e certificada antes de chegar ao cliente final.

Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal, avançou para a plateia que o crescimento do mercado de cloud está a ser de dois dígitos ao ano e que “a transformação digital vai empurrar o ecossistema cloud no mercado europeu”.

Luís Carvalho, Diretor da Area de Cloud e Enterprise na Microsoft, admite mesmo que a empresa norte-americana está a crescer acima do mercado e que o catálogo de soluções “é cada vez mais variado e não pára de crescer”. Para a Microsoft, a cloud só tem valor para o cliente se existir uma evolução contínua.

Renato Paço, Consulting Services Lead da Claranet, diz que benefícios da cloud são claramente: agilidade e redução de risco e confirmou que “as empresas têm em média 3 clouds públicas e 3 clouds privadas.”

Para Francisco CaselliPHC FX Research Research Unit Director, “a cloud é uma ferramenta para mudar o negócio, o mercado, muito flexível e global” e “as empresas devem poder aceder a serviços mais especializados e inovadores”.

José Pinto, Director da Unidade de Cloud da Fujitsu, falou sobre o facto da convergência tecnológica obrigar as empresas a rever as suas fórmulas e que “criatividade ao nível do negócio tornou-se num novo desafio”.

A fechar o evento, Luís Sousa – presidente da direção da ASSOFT clarificou que, hoje, a cloud tem um custo acessível a plataformas fiáveis, seguras e escaláveis e é a solução para suportar as tendências de trabalho das novas gerações.”

Susana Marvão

Jornalista especializada em TIC desde 2000, é fã incondicional de todo o tipo de super-heróis e da saga Star Wars. É apaixonada pelo impacto que as tecnologias têm nas empresas.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago