A BT anunciou o lançamento do BT Assure Ethical Hacking for Vehicles, um novo serviço de segurança desenvolvido para testar a exposição de veículos a ataques cibernéticos e contribuir para o trabalho dos criadores de soluções de segurança.
De acordo com a empresa, os veículos – tanto automóveis como camiões, autocarros, tratores ou qualquer outro tipo – contam com várias opções de conectividade, como, por exemplo, Wi-Fi, links 3G ou 4G, Bluetooth e outras tecnologias sem fio. Isso permite a utilização de uma série de aplicações a bordo, além de serviços de valor agregado, como sistemas preditivos para fugir de congestionamentos no trânsito, que ajudam a reduzir emissões de carbono e a melhorar o desempenho e a segurança do veículo. Cada vez mais os veículos se conectam por meio de sistemas eletrónicos, usando ferramentas de navegação, segurança, informação e entretenimento.
A disseminação dessas tecnologias traz preocupações quanto ao possível acesso de hackers ao controle das funções dos veículos, ou ao uso para fins comerciais das informações relativas aos hábitos de seus motoristas sem que eles saibam ou consintam nisso. Assim como no caso de outros dispositivos conectados à Internet das Coisas, a segurança e integridade dos dados é de vital importância para impedir o acesso não autorizado e até mesmo o sequestro remoto do veículo.
A equipe global de especialistas em segurança da BT inclui “hackers éticos”, capazes de oferecer um método padronizado de teste que simula ataques de hackers, informando sobre possíveis vulnerabilidades e oferecendo recomendações.
O objetivo é estender o conhecimento e experiência da BT a fabricantes de veículos, seguradoras e outras empresas que compõem a indústria automóvel, para que possam identificar e corrigir vulnerabilidades antes de entregar as chaves ao proprietário de um veículo. Para garantir que o veículo permaneça em segurança ao longo de toda a sua vida útil, a BT também oferece suporte permanente no combate às ameaças.
BT Assure Ethical Hacking for Vehicles engloba uma série de testes que visam as “superfícies de ataque” de um veículo. Ou seja, interfaces que podem acedidas dentro dos veículos – conexões Bluetooth, portas USB e unidades de DVD, por exemplo – e conexões externas, como links para redes móveis ou de tomadas elétricas. A BT visa uma segurança completa, com testes e verificações de todos os sistemas que interagem com o veículo. O objetivo final é identificar vulnerabilidades que possibilitem configurações não autorizadas ou a introdução de malware no veículo. Esses sistemas remotos podem incluir os laptops de engenheiros de manutenção, prestadores de serviços de informação ou entretenimento, etc.
Hubertus von Roenne, vice-presidente de práticas setoriais globais da BT Global Services, declarou em comunicado que “os veículos hoje são dispositivos conectados, colocando os fabricantes e seus fornecedores frente a um novo tipo de desafio à segurança. Já vimos, por exemplo, carros infectados com malware ao se conectarem para recarga elétrica porque simplesmente ninguém imaginou que isso fosse possível. Com o conhecimento e experiência de nossos consultores de ethical hacking identificamos essas vulnerabilidades hoje – antes de qualquer outra empresa. A BT tem décadas de experiência em segurança de dispositivos conectados e sistemas integrados em diversos setores, e estamos muito satisfeitos em estender esta experiência à indústria automóvel”.
* Jocelyn Auricchio é jornalista da B!T no Brasil
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…
O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…
Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…