Produção vitivinícola abraça o digital com a Primavera BSS

O Grupo Abegoaria está a desenvolver um projeto, em parceria com a PRIMAVERA, que prevê a digitalização total de todos os seus processos de negócio e posterior integração com o ERP.
Nasceu na margem esquerda do Guadiana, no Alentejo interior e é, hoje em dia, uma referência nacional do setor dos vinhos. O Grupo Abegoaria é um negócio de família, que juntou diferentes gerações em torno de uma paixão comum: a produção vitivinícola.
Mas a expansão do negócio tem-se feito a par da recuperação do mesmo sendo que, atualmente, a adega é responsável por 95% da produção da região. Mas não se ficou por ali e o desenvolvimento de novos projetos levou o Grupo a outras áreas de negócio – do azeite, aos queijos e enchidos – e a outros pontos do país, no Douro, Lisboa, Tejo ou Dão.
Fruto de todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, a empresa sentiu necessidade de garantir um maior e melhor suporte digital dos seus processos de negócio, tendo atualmente em curso um projeto de digitalização total dos processos de negócio e integração no ERP PRIMAVERA, com o objetivo de obter informação de gestão ao minuto, em qualquer lugar.
2021 foi assim um ano de forte crescimento, mas também de grande investimento na digitalização dos processos de gestão das várias empresas que constituem o grupo Abegoaria. E, tendo em conta que a robustez e a capacidade de integração da tecnologia são fatores críticos para o negócio, eis a razão pela qual o núcleo central de gestão escolhido para suportar toda a estratégia de evolução digital recaiu sobre a tecnologia PRIMAVERA.
O Grupo Abegoaria conta já com todas as suas operações de compra de matéria-prima, transformação, embalamento e distribuição controladas a partir do ERP PRIMAVERA.
Informação totalmente integrada
Atualmente, o Grupo Abegoaria conta já com todas as suas operações de compra de matéria-prima, transformação, embalamento e distribuição controladas a partir do ERP PRIMAVERA: “Desde 2014 que gerimos todo o negócio assente em PRIMAVERA.”
Marco Sequeira, diretor de sistemas de informação do Grupo explica que “é neste ERP que está o motor que gera toda a informação de suporte à gestão, desde uma visão mais global e consolidada de grupo até uma visão micro de determinado componente de um produto, integrando informação proveniente de vários sistemas, desde o sistema da produção, até ao sistema de GS1, passando por um sistema de picking”.
De olhos postos na rastreabilidade do produto, num Grupo que trabalha para a certificação IFS FOOD, foi possível encontrar no ERP PRIMAVERA um elevado rigor neste campo, que permite atingir um nível de detalhe essencial para garantir o controlo de qualidade desejado. A este propósito, o CEO da organização, Manuel Bio referiu que, tendo um negócio muito verticalizado, “não podemos facilitar”. Assim sendo, “quando há um problema com um azeite, por exemplo, temos de saber a origem do problema e hoje já conseguimos ir exatamente à parcela/lote onde está a origem do problema”, fruto da tecnologia adotada.

Informação: mobilidade e rapidez são fundamentais
Hoje, mais do que nunca, as empresas necessitam ter informação de negócio sempre à mão e em tempo real. O Grupo Abegoaria apostou também neste campo e, além da solução de reporting PRIMAVERA Office Extensions, de onde são extraídos relatórios de gestão à medida, foi desenvolvida uma aplicação ágil que vai beber os dados ao ERP PRIMAVERA. Trata-se de uma ferramenta que permite depois apresentar uma radiografia completa dos parâmetros que se pretende analisar ao minuto, num tablet ou em qualquer outro equipamento móvel.
“Conseguimos desenvolver um agregador da informação, que nos permite ter uma imagem integrada de todo o grupo. Ou seja, neste momento, num tablet a administração consegue ver as vendas das empresas e o status quo de cada uma das empresas ao minuto, em termos de vendas e suas contas correntes com clientes e fornecedores, tudo numa única aplicação”, destaca Marco Sequeira.
Mas o tempo não para e o desenvolvimento tecnológico também não. Já a pensar no futuro, e para permitir um aumento ainda maior da capacidade de análise de informação financeira, está já em curso o desenvolvimento de uma aplicação de PNL (profit and loss) alimentada pelo ERP PRIMAVERA, que permitirá ao Board ter acesso a informação precisa, ao minuto, sobre todos os custos e proveitos das diversas empresas do grupo.
Contas feitas, a aposta no digital é uma realidade que o Grupo não descura, de todo. A trajetória digital já começou há vários e não se prevê que pare tão cedo. Neste momento está ainda em curso a implementação de uma solução de gestão documental, que irá eliminar, por completo, a circulação de papel na instituição e, até ao final do ano, está já pensada a migração para a mais recente versão das soluções PRIMAVERA.
CAIXA: O Grupo Abegoaria
- Conhecido pela produção e comercialização de marcas de vinho como Encostas de Alqueva, Granja Amareleja, Fonte da Perdiz, Portal de São Braz, Piteira ou Abelharuco;
- O grupo produz anualmente cerca de 20 Milhões de litros de vinho;
- Transforma cerca de 8 Milhões de quilos de azeitona por ano;
- Destaca-se ainda pela produção de enchidos e queijos;
- Integra cerca de 15 empresas, que produzem e gerem cerca de 300 SKUs (stock keeping units).