Bosch e SAP potenciam Indústria 4.0
As duas empresas alemãs anunciaram a intenção de colabor conjuntamente em soluções de software e tecnologias cloud. Assim, a SAP vai adicionar a sua base de dados SAP HANA à Cloud de IoT da Bosch, assim como os micro serviços de IoT da Bosch passam a estar disponíveis na SAP HANA Cloud Platform.
As duas empresas querem através desta parceria estratégica potenciar a Internet of Things (IoT) e a Indústria 4.0.
Ambas as companhias pretendem expandir a sua colaboração em tecnologias cloud e soluções de software, dizem em comunicado. Uma abordagem conjunta que, admitem, promete acelerar os processos de fabrico e logísticos, assim como aumentar a segurança e qualidade dos produtos e serviços para os clientes.
“De forma a fazer ainda um melhor uso do grande potencial que a indústria conectada representa, as empresas internacionais devem cooperar, como nunca, de forma ainda mais estreita e basear essa cooperação em padrões abertos,” referiu Volkmar Denner, CEO da Bosch, no momento da assinatura do memorando de entendimento.
Bernd Leukert, membro do conselho de administração da SAP, responsável pela área de produto e inovação, acrescentou “as novas soluções que oferecem um elevado grau de benefícios para os seus clientes, irão surgir somente quando as empresas se concentrarem nos seus esforços e principais competências e, também, aliarem as suas respetivas forças.”
No comunicado as empresas explicam que com esta parceria, planeia-se permitir aos clientes a utilização da base de dados SAP HANA na Cloud de IoT da Bosch. “O objetivo é processar grandes quantidades de dados para as aplicações IoT em tempo real. Adicionalmente, a Bosch e a SAP irão trabalhar de forma a combinar no futuro o seu conhecimento de software e de cloud”.
Por outro lado, os micro serviços IoT da Bosch passarão a estar disponíveis na SAP HANA Cloud Platform, como forma de conectar diferentes dispositivos e componentes. “Isto permitirá uma conectividade segura e mais eficiente em veículos, maquinaria de fabrico, ou ferramentas, com diversas e, preferencialmente, plataformas abertas. O objetivo é sempre de oferecer serviços novos e inteligentes aos clientes”.