Num armazém, o espaço é muitas vezes difícil de encontrar. Manobrar empilhadoras pode ser um verdadeiro desafio, em espaços reduzidos, entre prateleiras e paletes empilhadas. Situações destas podem levar a acidentes que resultam em danos nas mercadorias ou nos próprios veículos – uma consequência que não é apenas incómoda, mas que se pode também tornar bastante dispendiosa. Ainda muito mais grave que danos em objetos são os danos em pessoas. De acordo com um estudo realizado pela associação de seguros de responsabilidade patronal alemã para as indústrias de madeira e metal (BGHW), danos pessoais ocorrem com mais frequência quando o veículo é manobrado em espaços de um a três metros.
Só na Alemanha, os relatórios oficiais calculam que o número de acidentes com empilhadoras seja de cerca de 12 mil por ano. “Os olhos de um motorista não podem estar em todos os lados ao mesmo tempo – é aqui que entra o sistema multicâmara da Bosch”, afirma Andrew Allen, responsável pela unidade de veículos comerciais e off-road da Bosch. O sistema será apresentado publicamente, pela primeira vez, no LogiMAT.
Utilizando um assistente de monitorização, o sistema multicâmara pode fornecer uma visão de 360 ° em redor da empilhadora – mesmo se transportar carga volumosa. Isto simplifica a tarefa de levantar e mover cargas, mesmo em espaços apertados. O sistema ajuda a manobrar com precisão e possibilita calcular distâncias com maior precisão e em movimento. Os manobradores podem, assim, executar tarefas de logística de maneira simples, segura e eficiente.
O sistema multicâmara consiste na junção entre uma unidade de controlo e quatro câmaras compactas de curto alcance. Trabalhando em conjunto, conseguem capturar e medir uma área de oito em oito metros. As câmaras foram originalmente projetadas para o segmento de veículos ligeiros, mas foram adaptadas às necessidades específicas do mercado de logística.
As câmaras estão posicionadas na frente, na traseira e em cada lado do veículo. Com uma abertura de quase 190 °, capturam todo o ambiente em redor do veículo. Os motoristas veem uma representação realista de seu veículo através de um modelo 3D detalhado, transmitido num ecrã. Conforme o veículo se move, o ecrã ajusta em tempo real a visão do que rodeia a empilhadora. Para melhor se adequar à finalidade do veículo, o fabricante pode pré-configurar o ecrã para exibir visualizações individuais ou de 360 °, bem como imagens em todo o ecrã ou em modo de ecrã dividido. Através das opções pré-programadas, o manobrador pode então escolher a melhor vista para a tarefa em mãos.
O sistema multicâmara pode projetar visualmente o caminho que o veículo está a percorrer nas perspetivas frontal, traseira ou superior. Para que tal aconteça, a unidade de controlo mede o ângulo de direção, calcula a rota resultante e a mostra-o no display. Se o ângulo de direção mudar, o sistema recalcula a rota e adapta o ecrã de acordo com as necessidades. A sobreposição de rota serve principalmente para auxiliar na manobra e na mesclagem.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…