[ File # csp5263297, License # 1405142 ] Licensed through http://www.canstockphoto.com in accordance with the End User License Agreement (http://www.canstockphoto.com/legal.php) (c) Can Stock Photo Inc. / jirsak
Até que ponto é que os blogues de moda influenciam e determinam as decisões de compra dos seus seguidores? A resposta a esta questão é dada pelo mais recente estudo realizado pelo IPAM – The Marketing School que procura aferir o peso que os conteúdos disponibilizados nos blogues de moda têm no processo de pré-compra dos seus leitores.
A investigação confirma e atesta o impacto que estas páginas assumem nas decisões de consumo dos seus seguidores: mais de 60 por cento dos inquiridos assume que os blogues de moda influenciam as suas intenções de compra.
72 por cento dos indivíduos inquiridos afirma utilizar blogues de moda como uma fonte de informação pré-compra. Destes, cerca de dois terços (64 por cento) admite que o faz “muitas vezes” ou “quase sempre”. “Fonte de informação” ou “fonte de inspiração” são as principais razões apontadas pelos inquiridos para iniciar e manter a leitura de blogues de moda. Mais de metade dos seguidores de blogues visitam estas páginas diariamente (32,9 por cento) ou quase todos os dias (22,7% por cento).
De assinalar ainda que três em cada quatro leitores (73 por cento), inquiridos pelo estudo do IPAM, admite sentir-se mais influenciado pelos posts, reviews e opiniões partilhados pelos bloggers do que por qualquer outra forma de comunicação, como, por exemplo, banners. No que diz respeito à credibilidade da informação disponibilizada, 84 por cento dos indivíduos revela depositar mais confiança nos blogues de moda que são orientados e trabalhados por consumidores do que os que são desenvolvidos por marcas. Por último, 80 por cento dos inquiridos revelam ainda que os blogues desenvolvidos pelos consumidores exercem maior influência para a compra quando comparados com os blogues corporativos;
Perfil do leitor: Mulher, jovem, solteira, urbana e com formação superior
O estudo do IPAM traça ainda o perfil-tipo dos leitores de blogues de moda em Portugal. Estes são jovens adultos e, na sua esmagadora maioria (98 por cento), do sexo feminino. 74 por cento têm menos de 35 anos, mais de metade (61,4 por cento) são solteiros e têm formação superior (86 por cento). Da autoria de André Carvalho, investigador e aluno de Mestrado do IPAM, e tendo por base um inquérito efetuado junto de 498 leitores de blogues, o estudo “Blogues de moda e comportamento de compra: ciclo vicioso ou virtuoso?” pretendeu aferir de que forma os blogues de moda influenciam o comportamento de consumo dos leitores.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…