Na prática, soluções de blockchain servem para realizar transações com valores, sejam financeiros ou não, dentro de um sistema seguro, envolvendo operações com bancos e cartórios. O estudo do IBV mostra que soluções comerciais para a área de finanças estão a ser rapidamente adotadas por bancos e instituições financeiras de forma mais rápida do que o previsto inicialmente.
A pesquisa, que foi dividida em duas partes, revela que 15% dos bancos e 14% das instituições financeiras entrevistadas pretendem implementar já em 2017 as soluções comerciais de blockchain em grande escala. O estudo também apontou que mais de 70% dos pioneiros na adoção da tecnologia estão a dar primazia aos esforços em blockchain para quebrar as barreiras atuais, com o intuito de desenvolverem novos modelos de negócio e para atingir novos mercados e consumidores. Estes desbravadores estão melhores posicionados frente à concorrência, que inclui companhias que já nasceram disruptivas, como as fintechs, diz o IBV.
Para sete de cada 10 instituições financeiras vanguardistas entrevistadas, o uso de blockchain já pode ser aplicado a quatro áreas estratégicas: compensação e liquidação, pagamentos de grande montantes, equidade e emissão de dívidas, dados transacionais.
Segundo o estudo da IBM, os pioneiros acreditam que esta tecnologia representa a criação de novos modelos de negócio e o acesso a outros mercados. Esperam que os benefícios tenham impacto em diversas áreas de negócios, incluindo pagamentos no retalho (80%) e empréstimos (79%).
Quando questionados sobre os potenciais usos da tecnologia, 80% identificaram financiamento de comércio, empréstimos comerciais e índices de referência. O mesmo público concorda que as barreiras que impedem uma mais rápida evolução da tecnologia são as restrições regulatórias (56%), imaturidade tecnológica (54%) e retorno de investimento (52%).
O primeiro levantamento, “Leading the Pack in Blockchain Banking: Trailblazers Set the Pace (1)” foi realizado com 200 bancos globais. O segundo, “Blockchain Rewires Financial Markets: Trailblazers Take the Lead (2),” foi realizado com 200 instituições financeiras globais.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…