Os incidentes mais comuns foram os ciber-ataques que desregulam o negócio e as operações de informática. 46% dos entrevistados espera que a exposição aos riscos cibernéticos aumente nos próximos dois anos.
O estudo é da Aon, em parceria com o Instituto Ponemon, e demonstra a exposição financeira dos bens intangíveis, tais como dados de clientes e de funcionários, relatórios financeiros, propriedades intelectuais, dados analíticos, em comparação com os bens tangíveis das empresas em toda a zona da Europa, Médio Oriente e África (EMEA).
A pesquisa foi feita em Março deste ano, com um inquérito a 545 profissionais de 500 empresas em toda a EMEA e 15 países.
O documento revela que o valor percebido entre os gestores dos bens tangíveis e intangíveis é bastante semelhante, com apenas 3% de diferença. Em média, o valor dos bens tangíveis relatados é de 872 milhões de euros, quando comparado com 845 milhões de euros de bens intangíveis.
Quando questionados sobre o valor que atribuíam à perda ou destruição dos bens intangíveis, a estimativa de valor entre bens tangíveis e bens intangíveis foi similar, 638 milhões para os bens intangíveis e 615 milhões para os bens tangíveis. Em relação à experiência da perda é de 4,7% para os bens intangíveis e 1.5% para os bens tangíveis.
Pedro Penalva, CEO da AON, afirma que “Este estudo é único devido a se focar no impacto financeiro dos incidentes cibernéticos e dos bens intangíveis, comparativamente aos bens tangíveis. Num ambiente em que as empresas estão totalmente dominadas pela tecnologia, ao nível da informação, dos dispositivos e da sua inter-conectividade, este facto representa uma exposição cada vez mais crescente dos negócios aos riscos cibernéticos.”
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…