Categories: Negócios

Bancos lutam para manter clientes face à ameaça das FinTechs, diz estudo

A pesquisa revelou que quase dois terços dos clientes (63%) estão a usar produtos ou serviços dessas empresas, estando mais propensos a sugerir a utilização das FinTechs (55%) do que os bancos (38%) aos seus amigos e familiares.

Apesar de 96% dos executivos concordarem que o setor caminha na direção de um ecossistema bancário digital, no qual as FinTechs desempenhariam um papel muito mais importante, apenas 13% afirmam possuir os sistemas necessários para viabilizá-lo.

Com maior incidência nos mercados emergentes e entre clientes mais jovens, as FinTechs estão a ganhar popularidade graças à percepção de que são mais fáceis de usar (82%), oferecem serviços mais rápidos (81%) e garantem uma boa experiência para o utilizador (80%).

Já os bancos subestimam o valor desses serviços, uma vez que apenas 36% dos inquiridos concordam que as FinTechs oferecem um serviço mais rápido (uma diferença de 45 pontos percentuais) e apenas 40% concordam que oferecem uma boa experiência (uma diferença de 40 pontos percentuais).

O avanço das FinTechs

O Índice de Experiência do Cliente (CEI) da Capgemini indica que os bancos melhoraram a experiência dos seus clientes em 2.9 pontos, sendo essa melhoria identificada em mais de 85% dos países alvo do relatório. Porém, este avanço geral não se traduziu em resultados tangíveis em termos de comportamento do cliente como gerador de lucro, não afetando a retenção, indicação e vendas cruzadas. Por exemplo, apenas 16% dos clientes disseram que comprariam mais algum produto ao seu banco.

Confiança é a vantagem dos bancos

Os bancos consideram a confiança como a sua maior vantagem (70%), mas, apesar de registarem um maior índice de confiança do cliente, estão a ser rapidamente alcançados pelas FinTechs, considerando que o número de clientes que confiam total ou parcialmente nessas startups chega a 88% em todas as regiões.

Contudo, a grande velocidade das mudanças é a preocupação mais reconhecida pelos executivos do setor bancário (90%) e menos de um quarto desses sente que possui algum tipo de vantagem em relação às FinTechs, em termos de agilidade e capacidade de inovar para lidar com esses desafios.

“A baixa agilidade dos bancos na promoção da inovação deixa as portas abertas para que as FinTechs atraiam novos clientes”, diz o líder global do setor bancário e de serviços financeiros da Capgemini, Anirban Bose.

 

Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

7 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago