Banca digital exige novos fornecedores e tecnologias, diz Gartner

A banca digital precisa de startups que desafiem os incumbentes e de tecnologias disruptivas que acelerem a evolução, explica a consultora, que estabelece uma previsão: no final de 2019, 25% dos bancos vão usar startups como fornecedoras de sistemas de banca online e móvel.

“Startups e fornecedores emergentes de plataformas de banca digital oferecem aos bancos oportunidades interessantes para inovarem”, explica a diretora de pesquisa da Gartner Stessa Cohen. “No entanto, os CIO devem preparar-se para gerir os desafios de avaliarem e selecionarem novos fornecedores que podem não ter um histórico comprovado no segmento vertical dos serviços financeiros, ou possam simplesmente ser novos sem uma base de clientes extensa”, avisa. Cohen sublinha que pode ser difícil aos diretores de informática justificarem investimentos nestas soluções junto dos conselhos de administração e dos reguladores, mas tal não deve significar a sua exclusão.

A consultora aconselha os responsáveis tecnológicos dos bancos a trabalharem com os líderes de negócio para analisarem a capacidade de o banco gerir e estar confortável com os riscos associados à utilização de novos fornecedores, em especial novas startups Fintech.

A razão pela qual há tantas soluções novas para a banca digital é que os fornecedores incumbentes têm sido lentos a reagir. Muitas vezes não suportam arquiteturas abertas, o que é um problema na hora de adicionar serviços inovadores aos já existentes. As novas startups Fintech têm permitido a criação de novas aplicações que oferecem experiências personalizadas aos clientes, ao mesmo tempo embebidas em analítica do seu comportamento, localização e contexto.

“É por isto que muitos bancos estão a desenvolver estratégias de banca digital para ir ao encontro das exigências dos clientes, que procuram novos fornecedores para as suas soluções online e móvel”, diz a analista.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago