A Autoridade Bancária Europeia (EBA) apresentou recentemente propostas para a forma como irá implementar o denominado sistema de autenticação forte do cliente (SCA – Strong Customer Auten).
Os planos, dizem em comunicado, incluem uma abordagem “one size fits all”, onde cada transação online acima de 10 euros irá exigir etapas adicionais no checkout, como a introdução de passwords, códigos ou o uso de um leitor de cartão.
Mas a Visa, numa pesquisa levada a cabo junto de consumidores de países Europeus, diz que o potencial impacto destas mudanças não é agradável.
Na prática, as propostas apresentadas significariam:
“Estas novas propostas ameaçam seriamente afetar a forma como todos realizamos compras online. Os planos trarão complicações e inconvenientes, incluindo mais transações declinadas e experiências de checkout mais longas e complicadas, com pouco ou nenhum benefício para os consumidores”, disse no documento Sérgio Botelho, Country Manager da Visa em Portugal.
“Apoiamos completamente fortes medidas de segurança. No entanto, gerir pagamentos é sempre uma questão de encontrar o equilíbrio certo entre a segurança e a conveniência. A abordagem de one size fits all afasta este equilíbrio, tornando difícil para os consumidores fazer compras onde, quando e no dispositivo que quiserem. E isso vai irritar os consumidores e prejudicar o potencial das empresas para vender os seus bens e serviços”.
“O comércio eletrónico tem sido um sucesso Europeu numa época de fraco crescimento económico global, mas esta iniciativa ameaça retardar o crescimento e reduzir a competitividade das empresas Europeias contra concorrentes de outras partes do globo”.
A Autoridade Bancária Europeia publicará as propostas de normas finais a 12 de Janeiro de 2017. Estas normas são uma resposta aos requisitos da Diretiva de Serviços de Pagamento (PSD2), que obriga a um sistema de autenticação forte do cliente para todos os pagamentos eletrónicos.
Sérgio Botelho acrescenta que “todo este inconveniente não vem acompanhado de nenhuma evidência de que ele vai realmente reduzir a fraude. Temos hoje um sistema que funciona, assente numa abordagem que chamamos de autenticação baseada no risco. Isso permite decisões inteligentes sobre se uma determinada compra é de baixo risco, tendo em conta aspetos como o dispositivo que está a ser usado e padrões de compras anteriores”.
“A fraude nos cartões Visa é extremamente baixa, de cerca de €0,05 por cada €100 gastos. E, de qualquer forma, os consumidores estão protegidos de perdas por fraude – todo o risco é assumido pelos comerciantes e Bancos que, juntamente com a Visa, já implementaram um conjunto de medidas de segurança para prevenir compras online fraudulentas. Estes estão preparados para aceitar esse risco de forma a dar uma experiência perfeita aos seus clientes, porque sabem que isso torna as vendas mais prováveis e é isso que as pessoas esperam hoje”.
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