AWS lança Amazon Chime para reuniões online
A Amazon Web Services (AWS) anunciou o Amazon Chime, um serviço de comunicações integradas para reuniões online. A promessa é de conferências com alta qualidade de áudio e vídeo em um clique.
A solução Amazon Chime dá ainda a possibilidade de utilização de chat e partilha de conteúdo e ecrãs, em uma experiência sincronizada entre desktop e dispositivos iOS e Android.
“É muito difícil encontrar pessoas que realmente gostem da tecnologia que usam atualmente para reuniões. A maioria dos serviços ou aplicações de reuniões online são difíceis de usar, entregam áudio e vídeo de baixa qualidade, exigem constantes mudanças de ferramentas para fazer o que efetivamente precisam e são muito caros”, diz Gene Farrel, vice-presidente de aplicações corporativas da AWS. O executivo sublinha que o Amazon Chime oferece “reuniões sem frustrações, permitindo que os utilizadores sejam mais produtivos em qualquer lugar.” O serviço não tem taxas de manutenção e gestão.
A premissa da AWS é que a maioria das soluções de reunião são decepcionantes, estranhas e difíceis de usar, porque o vídeo é granulado e frequentemente desconecta. Além disso, refere, a qualidade do áudio é baixa, apresenta muito ruído e é impossível saber qual é o participante que está a provocá-lo. Outro problema é que, para conectar e participar nessas reuniões online, são exigidos longos PIN e as soluções disponibilizam aplicações e recursos móveis de segunda categoria.
A maioria “só é boa em uma coisa isolada”, como chamadas de voz ou em vídeo conferência ou em partilha de ecrã ou em mensagens instantâneas. É comum, portanto, que o utilizador tenha que alternar entre várias ferramentas diferentes.
O Amazon Chime pretende remover essas frustrações, oferecendo alta qualidade em vídeo, voz, chat e partilha de ecrã. A solução avisa todos os participantes quando a reunião começa, para que entrar na conferência online exija apenas clicar um botão na aplicação, sem a necessidade de utilização de um PIN. Quando houver ruído nas ligações ou quando alguém entrar ou sair de uma reunião enquanto ela está a acontecer, não haverá mistério em identificar os responsáveis, na medida em que será mostrada uma lista de todos participantes.
As reuniões e chats são sincronizados entre dispositivos, para que os utilizadores possam participar de conferências de qualquer lugar pelas aplicações disponíveis para Android, iOS, Mac e Windows (e mudar do telemóvel para seu computador ou de aplicação para apliccação, sempre que necessário). O Chime pode ser integrado com diretórios corporativos já existentes e possibilita aos administradores de TI a gestão de identidades e o controlo do acesso dentro de toda a empresa. Não requer investimentos antecipados ou manutenção contínua, porque os clientes podem simplesmente descarregar a aplicação e começar a usar o serviço. Em termos de custos, a AWS diz que o Chime custa “um terço dos programas tradicionais.”
Principais características:
• Áudio de banda larga com cancelamento de ruído e imagens em alta definição, com o objetivo de facilitar a conversação durante uma conferência online.
• Reuniões pontuais com acesso em um clique. Os utilizadores que estão atrasados podem clicar no botão “estou atrasado” para notificar todos na reunião.
• Lista visual – permite aos utilizadores verem quem participou, quem está atrasado e quem não pode comparecer. Também permite que todos vejam quem está a falar ou de onde está a vir o barulho de fundo, sendo que todos podem retirar o som do participante que o causa.
• Em qualquer lugar: o Chime foi desenvolvido para uso móvel desde o princípio.
• Partilha facilitada: em uma reunião online, qualquer pessoa pode partilhar o seu ecrã, sem pedir a um host para “passar a bola” ou mudra para uma aplicação diferente. Para a colaboração contínua fora das reuniões, o Chime oferece salas de chat que permitem que as pessoas trabalhem juntas em um único local, armazenando o histórico de conversas e os arquivos.
O Amazon Chime estará disponível em breve através dos parceiros APN Level 3 e Vonage. Com disponibilidade prevista para o segundo trimester de 2017, a Level 3 vai incluir o Amazon Chime ao seu conjunto de soluções de comunicações integradas e de colaboração.
Também programada para disponibilizar a solução no segundo trimestre de 2017, a Vonage vai fornecer o Amazon Chime Pro Edition para seus clientes corporativos sem custos adicionais.