A empresa de segurança ESET está a alertar para o aumento dos ataques do Qadars a sistemas de bancos na Europa. O software nocivo consegue ludibriar os sistemas de autenticação de instituições financeiras e a Holanda, França e Itália são os países mais afetados.
O software seleciona alvos em regiões específicas e usa ficheiros de infeção que conseguem imitar os mais populares sites de instituições financeiras. Este malware foi detetado como Win32/Qadars e utiliza um esquema de interceção, uma forma de espionagem envolvendo o browser que controla a atividade da vítima.
“O vírus incorpora-se nos processos ou browsers Firefox ou Internet Explorer e insere conteúdo das páginas vistas pelo utilizador. Alguns dos ataques são altamente sofisticados e realizam transacções automaticamente”, refere a ESET.
“O conteúdo pode ser qualquer coisa , mas geralmente aparece como um formulário capaz de recolher as credenciais da vítima ou o código Javascript concebido para fazer transferências automáticas sem o consentimento ou conhecimento do utilizador. O Qadars modifica o ficheiro de configuração com frequência e procura atingir instituições específicas. Para maximizar os seus ataques, os criminosos escolheram certas áreas do mundo para infectarem utilizadores”, diz Jean-Ian Boutin, investigador da ESET Lab em Montreal, no Canadá.
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…