A empresa de segurança ESET está a alertar para o aumento dos ataques do Qadars a sistemas de bancos na Europa. O software nocivo consegue ludibriar os sistemas de autenticação de instituições financeiras e a Holanda, França e Itália são os países mais afetados.
O software seleciona alvos em regiões específicas e usa ficheiros de infeção que conseguem imitar os mais populares sites de instituições financeiras. Este malware foi detetado como Win32/Qadars e utiliza um esquema de interceção, uma forma de espionagem envolvendo o browser que controla a atividade da vítima.
“O vírus incorpora-se nos processos ou browsers Firefox ou Internet Explorer e insere conteúdo das páginas vistas pelo utilizador. Alguns dos ataques são altamente sofisticados e realizam transacções automaticamente”, refere a ESET.
“O conteúdo pode ser qualquer coisa , mas geralmente aparece como um formulário capaz de recolher as credenciais da vítima ou o código Javascript concebido para fazer transferências automáticas sem o consentimento ou conhecimento do utilizador. O Qadars modifica o ficheiro de configuração com frequência e procura atingir instituições específicas. Para maximizar os seus ataques, os criminosos escolheram certas áreas do mundo para infectarem utilizadores”, diz Jean-Ian Boutin, investigador da ESET Lab em Montreal, no Canadá.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…