AT&T trabalha em conteúdo exclusivo para carros conectados

A segunda maior operadora norte-americana revelou estar a trabalhar para levar, já este ano, conteúdos exclusivos como vídeos e jogos aos carros conectados à Internet, que podem ser transmitidos para os próprios dispositivos pessoais dos ocupantes.

A informação foi confirmada pelo vice-presidente sénior de aparelhos emergentes da companhia, Chris Penrose. “Não é diferente de se conectar a um ponto de Wi-Fi e aceder a conteúdo que já assina”, explicou.

O grupo de telecomunicações já firmou acordos com oito fabricantes de veículos, incluindo General Motors, Audi e Ford, para disponibilizar acesso à Internet em veículos. O objetivo é oferecer conteúdo, gratuito ou pago, exclusivamente para os utilizadores de carros conectados e vender mais serviços de transmissão de dados, disse Penrose.

A maior parte dos norte-americanos já possui telemóveis e a indústria de telecomunicações móveis de 1,7 milhões de milhões de dólares está a voltar-se para os veículos e outros aparelhos como novas fontes de crescimento da receita.

A AT&T está a explorar modelos de negócios que incluem partilha de receita de dados, conteúdo e publicidade com as fabricantes de veículos e parceiros de conteúdo e do retalho, disse o executivo sem dar mais detalhes.

A operadora, no entanto, pode enfrentar problemas ao transmitir conteúdo com a própria curadoria. Isto porque um dos parceiros com os quais pode produzir o conteúdo que será exibido nos automóveis, seria a compatriota DirecTV, emissora com a qual a AT&T tenta uma fusão desde o início de 2014.

A operação de junção das duas companhias, no entanto, enfrenta problemas com alguns OTTs (Over the Top), ou seja, produtores de conteúdo como Amazon Prime, Hulu, Crackle, WWE Network e HBO.

O mais famoso concorrente do setor, a gigante Netflix, pediu à Cmissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) que a fusão entre AT&T e DirecTV fosse rejeitada. O órgão, que regula o mercado de comunicação naquele país, terá de decidir nos próximos meses se aprova ou não a negociação que pode gerar uma companhia de 48 mil milhões de dólares.

É preciso lembrar também que o Netflix já teve problemas com a operadora, quando a AT&T decidiu taxar a empresa de streaming, alegando que seus assinantes derrubavam a capacidade de rede em algumas regiões do país durante o chamado Prime Time, no início da noite, quando os utilizadores chegam a casa e assistem em massa ao conteúdo disponível via Internet. Como os EUA ainda não têm nenhum marco regulatório que determine a neutralidade da rede, ou ao menos proíba o beneficiamento ou o detrimento de um conteúdo, ambas as companhias batalham na justiça, para manter ou suspender o pagamento de taxas da Netflix à operadora.

*Amauri Vargas é jornalista da B!T no Brasil

Amauri Vargas

É repórter especializado em TI e Telecom há pouco mais de um ano, mas gosta do assunto há bastante tempo. Com passagens por redações como a do Jornal DCI e do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), já foi redator de economia e negócios da Agência Estado e Social Media de uma multinacional de RH. Não dispensa cafézinho com uma fonte e confia em qualquer encontro no qual descubra algo novo, mesmo que não seja exatamente o que procurava a princípio.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago