AT&T paga multa de 25 milhões de dólares por falha de segurança
O regulador norte-americano para as comunicações penalizou uma quebra de segurança da AT&T com uma multa de 25 milhões de dólares. Em causa está a exposição pública de milhares de informações privadas de clientes da operadora.
Mais de 280 mil clientes da AT&T viram os seus dados pessoais violados graças a uma falha de segurança da operadora. As informações foram acedidas através de call centers internacionais, nomeadamente no México, Colômbia e nas Filipinas.
Funcionários destes centros tiveram acesso a dados como nomes completos e parte dos números de segurança social dos clientes, informações que utilizaram para obter códigos confidenciais dos equipamentos móveis associados à AT&T. Todas as informações foram depois vendidas a terceiros.
Um representante da operadora explicou, em comunicado, que o problema ocorreu entre 2013 e 2014 e que, desde aí, as políticas de proteção foram reforçadas para que situações similares não tornem a surgir.
Como punição, a Comissão Federal das Comunicações atribui uma multa à operadora, num processo que resultou na maior ação relacionada com segurança de dados. O valor de 25 milhões de dólares surge de um acordo entre as duas partes.