AT&T corta relações com América Móvil de Carlos Slim
A empresa AT&T dos Estados Unidos prepara-se para embarcar numa parceria com a mexicana Televisa, uma das maiores rivais da sua aliada de 24 anos América Móvil de Carlos Slim. Esta nova configuração é fruto da aquisição da DirectTV pela norte-americana de telecomunicações por um valor de 48,5 mil milhões de dólares.
A operadora de televisão por satélite DirectTV detém uma participação de 41 por cento na Sky Mexico, cujo proprietário maioritário é a Televisa, gigante do setor televisivo mexicano e rival acérrimo da América Móvil.
A AT&T, por sua vez, está a vender a sua participação de oito por cento na empresa do magnata Carlos Slim, terminando assim uma relação empresarial de mais de duas décadas. A norte-americana disse ainda que vai adquirir uma participação minoritária na Sky como parte do acordo com a DirectTV.
O acordo proporciona à AT&T uma fatia da maior fornecedora de serviços televisivos do México, contando com aproximadamente seis milhões de clientes num mercado que está ainda em fase de crescimento, tendo em conta que pouco menos de metade dos lares mexicanos não pagam televisão.
No ano passado, as vendas da Sky atingiram os 1,2 mil milhões de dólares, refletindo uma subida de onze por cento.
Carlos Slim compete com a Televisa por subscritores mexicanos de telefone e de Internet, tendo mesmo em 2011 deixado de publicitar os seus serviços nos canais da emissora concorrente.
Apesar de a AT&T estar a negociar a aquisição de uma pequena parcela da Sky Mexico, a Televisa declarou que não faz tenções de alterar a participação que detém na empresa, visto que controla uma percentagem maioritária da Sky.