Atos vai controlar veículos nas fronteiras espanholas

Trata-se de uma nova versão do SIAM (Sistema Automático de Reconhecimento de Matrículas), que recorre à ferramenta Centinela (um programa desenvolvido pela marca Bull da Atos). O intuito da implementação é detetar em poucos segundos se qualquer viatura que passa a fronteira espanhola é roubada, utiliza matrículas falsas ou sofreu uma transformação suspeita como alteração da cor. Espanha faz fronteira com França e Andorra, além de Portugal. 

“A introdução do SIAM representa um passo à frente na criação de um espaço sem fronteiras, mas com as devidas garantias para os cidadãos”, diz o diretor geral da Guardia Civil, Arsenio Fernández de Mesa, em comunicado. O contrato chega numa altura em que vários países da Europa estão a reforçar o controlo de fronteiras, devido ao aprofundar da crise da chegada de refugiados do Médio Oriente. 

As fronteiras agora equipadas são as de Ceuta, Melilla e Línea de la Concepción, os portos de Barcelona, Alicante, Almería, Motril, Málaga, Algeciras, Tarifa, Cádiz, Ceuta e Puerto del Rosario, em Fuerteventura. No recinto portuário de Melilla, a polícia espanhola está a usar um sistema portátil.

A ferramenta recolhe, reconhece e analisa as matrículas captadas em vídeos, enviando depois os dados para os servidores locais e centrais da polícia espanhola. “O sistema de vídeo permite gravar com uma precisão de 98% as matrículas de veículos que viajam a uma velocidade até 180 km/h, independentemente da sua cor ou forma”, sublinha a Atos. Se houver alguma anomalia, é comunicada à polícia do posto fronteiriço em quatro segundos e a barreira permanece em baixo, não dando passagem ao veículo. O agente recebe os dados e as instruções correspondentes num aparelho móvel ligado por Wi-Fi. 

Philippe Duluc, vice-presidente sénior dos Sistemas Críticos de Missão da Atos, salienta que já há cerca de dois mil quilómetros de fronteiras europeias com sistemas da empresa francesa. 

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

18 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago