Atos revela plano estratégico de negócios para os próximos três anos

Para alcançar as metas definidas, o grupo empresarial pretende suster a sua liderança no setor Infrastructure & Data Management (Managed Services). O objetivo consiste em impulsionar a transição dos seus clientes para infraestruturas híbridas em nuvem, com maiores volumes e quota no mercado através de novos contratos. De acordo com o comunicado de imprensa, a Atos tem intenções de continuar com a inovação necessária para a transformação digital dos seus clientes, principalmente através de parcerias fortes com os mais avançados líderes mundiais de tecnologia.

Nesse contexto, é esperado que a área de Infrastructure & Data Management (Managed Services) tenha melhorias no que diz respeito à taxa de margem operacional, entre 50 e 100 pontos base ao longo do período 2017-2019, com uma taxa composta de crescimento orgânico anual entre 0% e 1%.

Na área de Consulting & System Integration, a Atos tem a ambição de alcançar os seus pares em termos de crescimento orgânico e rentabilidade. Para o fazer, o foco será na mudança para o sistema SAP HANA, a transformação de aplicações e soluções cognitivas verticais com as ofertas do Atos Codex, além de colher os benefícios do promissor mercado da América do Norte.

O aumento da rentabilidade dessa divisão, segundo a multinacional tecnológica, virá principalmente da implementação de um novíssimo conceito de processo de produção totalmente integrado para empresas multinacionais, ao preencher a lacuna de rentabilidade em relação aos pares da indústria.

Como resultado, a divisão de Business & Platform Solutions (Consulting & System Integration) pretende acelerar o seu crescimento orgânico anual a uma taxa entre 3% e 4% no período 2017-2019.

Para responder à necessidade holística das grandes organizações na sua transformação digital, o grupo empresarial projetou uma Fábrica de Transformação Digital baseada em quatro ofertas de ponta a ponta, contando com as habilidades e capacidades conjuntas de todas as divisões da empresa.

Com a Cloud Híbrida Orquestrada Canopy da Atos, a empresa propõe assim uma abordagem industrial de ponta a ponta para transformar as aplicações e infraestruturas dos seus clientes e migrá-las para uma estrutura comum, para manusear o cenário de multifontes de nuvem. Com esta estratégia, as vendas da Cloud Híbrida Orquestrada Canopy da Atos, devem aumentar dos aproximadamente 700 milhões de euros em 2016 para 1,7 mil milhões de euros em 2019.

“A natureza holística da transformação digital dos nossos clientes requer a orquestração da maior parte das tecnologias da Atos para ser implementada de forma eficiente (supercomputadores, serviços gerenciados, integração de sistemas e desenvolvimento rápido, soluções de colaboração, análise de dados, pagamento eletrónico, etc.). Estamos, assim, muito bem posicionados para aproveitar o crescimento desta nova onda do mercado de TI”, afirma Thierry Breton, presidente do Conselho de Administração e CEO da Atos.

“Hoje, o Grupo tem um perfil mais tecnológico do que nunca e nosso modelo de negócios, com mais de 70% de receitas baseadas em contratos plurianuais, é previsível e muito bem posicionado para aproveitar a onda de crescimento da transformação digital. Sem dívidas, temos a força financeira necessária para avançar. Com todas essas vantagens, a Atos está bem preparada para atingir as suas ambiciosas metas para 2019, em benefício dos seus clientes, funcionários e acionistas”, complementa o executivo.

Por um outro lado, o Atos Codex é um conjunto de soluções e serviços analíticos e Internet das Coisas (IoT) orientado para os negócios, que aceleram a Transformação Digital. Segundo o comunicado, a diferença da Atos consiste num modelo para recolher dados em todo o mundo e torna-los operacionais para seus clientes, através de plataformas personalizadas que se adaptam ao contexto empresarial único de seus clientes, em um ambiente totalmente seguro. Como resultado, as vendas do Atos Codex devem aumentar dos aproximadamente 500 milhões de euros em 2016 para cerca de mil milhões de euros em 2019.

Esta abordagem de ponta a ponta será um elemento-chave para oferecer soluções de Big Data & Cybersecurity em todos os setores tradicionais de pesquisa e defesa e irá beneficiar o desenvolvimento internacional da divisão para além dos mercados da França e Alemanha. Devido a esta expansão transversal e internacional, a Divisão de Big Data & Cybersecurity deverá crescer a uma taxa composta de crescimento orgânico anual de pelo menos 12% ao longo do período 2017-2019, mantendo sua atual taxa de margem operacional acima de 16%.

A Atos é parceira mundial de TI dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e tem actuação em 72 países, possuindo cerca de 100.000 colaboradores.

João Pardal

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

5 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

6 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

7 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

2 semanas ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago