Segundo os estudos mais recentes, o erro humano está na origem da maioria dos acidentes de trabalho, especialmente entre os operadores de maquinaria pesada e dos condutores de camiões. O custo derivado dos acidentes de trabalho e dos demais problemas de saúde relacionados com o trabalho representam entre 2,6% a 3,8% do PIB europeu, o que para países pequenos como a Suécia equivale a mais de 5 mil milhões de euros por ano.
A verdade é que as pesquisas referem, igualmente, que iniciativas de melhoraria dos níveis de saúde e bem estar nas empresas, contribuem não só para reduzir os níveis de absentismo laboral entre os 25% e os 40%, como para além disso promove o aumento dos níveis de produtividade em geral.
O projeto We@Work visa a implementação de um serviço que permita a autogestão da saúde aos trabalhadores e promova o aperfeiçoamento da operacionalização do seu posto de trabalho. O sistema utiliza os dados dos sensores, as tecnologias de segurança e de ergonomia, bem como as tecnologias de informação e comunicação, para monitorizar os trabalhadores, identificar e lançar alertas preventivos de eventuais perdas de capacidade e riscos inerentes aos postos de trabalho, permitindo que os trabalhadores possam beneficiar de um ambiente de trabalho mais saudável.
Aplicações como a PocketmHealth da Atos, em conjunto com a plataforma Phillips Health Suite, baseada na cloud, irão permitir gerir as tecnologias e os dados dos dispositivos portáteis de monitorização, como as peças de vestuário com sensores, sensores de movimento e sinais fisiológicos integrados em wearables.
A plataforma estará pronta antes do final de 2017, prevendo-se que se venham a realizar pilotos no Hospital Universitário de Karolinksa na Suécia e na sede da Atos Espanha durante 2018.
Para além da Atos, o consórcio é constituído pela Philips Research, pela Quiron Prevención, e pelo Instituto Karolinksa KTH-KungligaTekniskaHögskolan, Z-Health Technologies (Z-HT), pela província de Estocolmo e pelo Hospital Universitário Karolinska.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…