O novo modelo faz parte da linha de supercomputadores (HPC) Bull Sequana X1000 da Atos, que possibilitam um desempenho mil vezes superior comparado aos sistemas atuais em escala petaflop.
Segundo a Atos, com o crescente consumo de energia e a geração de cada vez mais calor nos data centers, uma escolha lógica é equipar servidores e supercomputadores com processadores ARM altamente eficientes, já que isso permite melhorar questões de desempenho, energia e custo. O uso da tecnologia ARM na computação de alto desempenho está ainda a dar os primeiros passos mas as previsões são que se desenvolva rapidamente.
O primeiro protótipo desse tipo foi implementado há alguns anos no âmbito do projeto Mont-Blanc, utilizando servidores Bull que demonstraram a viabilidade de usar esta tecnologia em HPC.
A Atos está a coordenar a terceira fase do projeto, que tem por objetivo definir a arquitetura de um nó de computação da classe Exascale baseado em ARM e apto a ser industrializado. A empresa vai produzir e comercializar a plataforma com o nome de Bull Sequana X1310.
“Há muito tempo, estamos convencidos de que, devido à sua eficiência energética, os processadores ARM oferecem um enorme potencial à Computação de Alto Desempenho. Gostaríamos de fazer um agradecimento especial à Comissão Europeia por seu apoio ao longo de nosso projeto”, disse Etienne Walter, coordenador do projeto Mont-Blanc.
“Este projeto faz parte de nosso programa Exascale 2020, dentro do qual estamos a desenvolver uma nova geração de supercomputadores. Diversas instituições e empresas privadas de todo mundo usam tecnologias Atos para acelerar a pesquisa e a inovação. A Atos concebeu o sistema Bull Sequana X1000 como uma plataforma aberta, com vista a oferecer aos utiizadores de HPC uma escolha mais ampla de arquiteturas de computador e dar suporte às futuras tecnologias de processadores que possibilitarão atingir o nível dos exaflops”, explicou Agnès Boudot, Vice-Presidente do Grupo e Diretora de HPC da Atos.
“É um passo natural ampliar a linha com a inclusão de processadores ARM, juntamente com os CPUs, processadores centrais e coprocessadores existentes”, acrescentou a executiva.
O Bull Sequana X1310 inclui três nós de computação, cada um equipado com dois processadores Cavium ThunderX2 de 64 bits de última geração, e vai estar disponível no segundo trimestre de 2018.
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…
O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…
Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…