Daqueles que foram afetados, 20% são micro empresas, 33% PMEs e 41% empresas de grandes dimensões – demonstrando que organizações de todos os tamanhos e tipos estão em risco. Apesar de os números deste ano demonstrarem que as empresas estão mais suscetíveis a sofrerem um só ataque – em 2016, 82% foi vítima de mais do que um ataque DDoS, em comparação com 76% este ano – as consequências não são menos severas, resultando em graves perturbações nos negócios.
Cerca de 26% das empresas que foram vítimas de um ataque DDoS relataram uma diminuição significativa no desempenho dos seus serviços, e 14% afirmou existirem falhas nas transações ou processos dos serviços afetados.
Para além de causarem problemas imediatos e visíveis nas operações, várias empresas afirmaram também que os ataques DDoS estão a ser utilizados para camuflar outro tipo de incidentes – originando graves danos ao nível financeiro e de reputação.
Na primeira metade de 2017, mais de metade dos inquiridos afetados por ataques DDoS (53%) afirmou que estes foram utilizados como camuflagem. Metade (50%) reportou que os ataques ocultaram infeções de malware; 49% afirmou que escondiam hackings ou invasões na rede e 26% das empresas disseram que os ataques esconderam roubos financeiros.
“A ameaça dos ataques DDoS – quer por si só quer por parte de um ataque muito maior – não apresenta sinal de diminuir. Não se trata de se uma empresa vai ser atacada ou não, mas quando. Com o problema a aumentar e a atacar todos os tipos e dimensões de empresas, é importante que estas protejam as suas estruturas de IT para evitar que sejam hackeadas e que mantenham a informação segura contra ataques. Colaborar com o parceiro certo vai garantir que as empresas possam lidar com os diferentes níveis e complexidades de um ataque DDoS à medida que estes se tornam mais fortes e sofisticados,” afirma Kirill Ilganaev, Diretor da Kaspersky DDoS Protection na Kaspersky Lab.
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