Asus é líder em portáteis de gaming com 40% do mercado global

A ASUS anunciou que consolidou a primeira posição no mercado de portáteis de gaming de acordo com dados compilados pelo grupo GfK, empresa independente de estudos de mercado. Para além disso, possui uma quota de mercado que supera a combinada dos três principais concorrentes.

Os dados apresentados pela GfK, em resultado da análise realizada entre janeiro e junho de 2016, para o segmento de portáteis equipados com placas gráficas NVIDIA GeForce GTX mostram que a Asus detém 40% do mercado, o que acontece pelo segundo ano consecutivo. A marca taiwanesa teve um forte crescimento Médio Oriente, Turquia e África (META) e na zona Ásia-Pacífico (APAC), onde tem 43% e 36% de margem de mercado, respetivamente.

Por outro lado, segundo dados da Newzoo, agência independente especializada na indústria de jogos, a Asus é a marca preferida de PC de jogos no mercado americano.

Os dados da Newzoo são baseados no uso do Overwolf, uma plataforma competitiva para jogadores que integra mais de 12 milhões de computadores e um rastreador de hardware de PC, com dados relativos a mais de 40 países.

A Asus anunciou ainda o lançamento do ROG GX800. O novo portátil é um topo de gama em termos de hardware que inclui um sistema de refrigeração líquida com uma combinação de múltiplas GPUs NVIDIA SLI e processadores Intel série K. De acordo com a empresa, o ROG GX800 atinge desempenhos significativamente superiores à maioria dos desktops de gaming do mercado, tirando partido da doca de refrigeração líquida para conseguir níveis de overclocking extremos na CPU, GPUs e DRAM. O equipamento vem também com um teclado mecânico e tecnologia anti-ghosting, para um nível de resposta ao toque muito rápido.

“Os resultados alcançados refletem o empenho da ASUS em disponibilizar as mais inovadoras e radicais soluções de hardware para jogadores no mundo inteiro”, indicou em comunicado Rex Lee, Diretor de Marketing da área de Systems da Asus “Temos como objetivo dar aos gamers e entusiastas de videojogos a derradeira experiência de computação e desempenho”.

O principal objetivo da Asus até ao final de 2016 passa por manter a liderança e conseguir superar os 50% do mercado de portáteis de gaming.