Asus apresenta nova gama de servidores e workstations completos

As workstations oferecem um desempenho 24/7 com CPUs da série Intel Xeon E3-1200 V6 com chipset C236, quatro slots para DDR4 2400 DIMM e uma slot de expansão PCIE. Com uma unidade de processamento gráfico integrado, os equipamentos suportam não só três monitores independentes com HDMI, DisplayPort, DVI-D e VGA, como também software API como DirectX 3D 2015, OGL 4.4, OpenGL ES 3.0 e Open CL2.1.

Concebido para tarefas de computação exigentes e de alto desempenho, o ESC500 é a workstation perfeita para aplicações como Autodesk, AutoCad, Autodesk Maya e Adobe After Effects CC, entre outras. As Workstations ASUS ESC500 G4 permitem o máximo desempenho e a mais realista experiência de Realidade Virtual, com suporte NVIDIA GeForce & Quadro Series GPU.

Equipadas com o Asus Control Center, estas workstations  permitem monotorizar, gerir e fazer download de informação crucial do servidor físico, máquinas virtuais ou mesmo de dispositivos do cliente como por exemplo portáteis, desktops ou outdoors digitais. Através de um processo simples, é possível fazer update da BIOS ou de aplicações e gerir todas as operações sem afetar o servidor ou o datacenter.

O dual SSD SATA M.2 permite uma performance de alto desempenho ou redundância de dados em modo RAID. Quando configurado em RAID 0, o Dual M.2 permite uma velocidade de escrita até 40% superior face a uma single-drive M.2 e uns surpreendentes 84 por cento de aumento quando em operações de leitura. Pode ainda ser feito o emparelhamento com o dispositivo M.2 para uma configuração RAID1 para redundância de dados. A Dual PCI Express 3.0 permite ainda o suporte de transferência de dados de 8Gbits/s e até 22110 NGFF.

As Asus ESC500 trazem interface USB 3.1 Type-A e Type-C para garantir velocidades de transferência até 10Gb/s – ou duas vezes a velocidade de um USB 3.0. Para além disso o socket reversível do Type-C reduz o erro de conexão ao instalar dispositivos com portas USB, como monitores, leitor de cartões ou armazenamento externo.

Para ligações de rede mais fiáveis, as workstations vêm equipadas com uma dual Intel Gigabit LAN de luxo. Isto leva a uma menor utilização do processador, baixa temperatura e uma performance excecional assim como melhor suporte para diversos sistemas operativos. Com duas portas de rede Intel com suporte para teaming (duas portas de rede que funcionam como uma só) que combinam ou agregam ligações com troughput superior ou redundância.

Se uma das portas avariar, a outra pode suportar fluxos contínuos de dados, facilitando o trabalho de criadores de conteúdos web, como blogs, fotografia, vídeo, redes sociais, edição e distribuição de medias digitais, e até para os jogadores pois permite que passem muitas horas a jogar sem serem desconectados durante o jogo.

As 16 slots permitem Add Ons flexíveis, tais como gráfica, PCIe SSD, adaptadores de som PCIe, cartões 1394, controladores SATA/SAS RAID, placas de rede ou adaptadores PCIe wireless Ethernet. Através da placa gráfica com Nvidia Quadro e a AMD Radeon Pro, o ESC500 G4 pode ser utilizado para a criação de conteúdos ou streaming de media. Através de uma parceria sólida com a Nvidia e a AMD, as workstations Asus continuam a testar e a verificar novas placas gráficas por forma a satisfazer os requisitos dos utilizadores mais exigentes.

Além disso, os equipamentos possuem eficiência energética de classe titânio com duradouros condensadores sólidos, Beat Thermal Choke III e Asus DIGI+ Voltage Regulator Module (VRM). O controlador digital de realidade virtual permite disponibilizar a voltagem correta requisitada pelo processador, reduzindo a perda de rendimento.

O software ISV têm-se tornado cada vez mais um fator fundamental para um leque alargado de áreas, por exemplo com AutoDesk QutoCad e Revit para arquitetura, engenharia e construção ou o AutoDesk Motion builder, Mudbox e Maya para o setor de media e entretenimento. Nesse sentido, a Asua está a trabalhar em parceria com os fabricantes de software ISV, como a ADOBE e AutoDesk, para testar e verificar a compatibilidade, garantindo assim que as workstations são fiáveis e altamente eficientes para diferentes utilizadores em diferentes ambientes.

A gama de Workstations e Servidores da Asus está disponível através da jp.di, com os servidores completos TS100 a partir dos 839€ (PVP recomendado), e com as workstations ESC500 a partir de 959€ (PVP recomendado).

Mafalda Freire

Colaboradora da B!T, escreve sobre TI e faz ensaios. Esteve ligada à área de e-commerce durante vários anos e é fã de tecnologia, do Star Wars e de automóveis.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

24 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago