Categories: Mobilidade

As três grandes apostas do Facebook para o futuro

O Facebook está de olhos postos no futuro. O diretor tecnológico da rede social revelou que nos próximos tempos os grandes investimentos da empresa vão incidir sobre Realidade Virtual, Conectividade e Inteligência artificial.

Durante a conferência anual F8 do Facebook, direcionada para developers, o CTO, Mike Schroepfer, revelou que, ao longo dos anos vindouros, os esforços tecnológicos da maior rede social do mundo serão direcionados para o desenvolvimento das suas capacidades nas áreas da Realidade Virtual, com o Oculus Rift, da Conectividade, com o drone Aquila, e da Inteligência Artificial, com a conceção de sistemas inovadores.

Schroepfer, no decorrer do seu discurso de abertura do segundo dia da F8, explicou de que forma o Oculus Rift, óculos de RV, pode integrar-se na rede social, uma questão que, segundo o Business Insider, há muito atormentava o público. O diretor tecnológico afirmou que com o Oculus Rift pretende conectar e aproximar as pessoas, o mantra do Facebook. Contudo, foi algo evasivo no que diz respeito à concreta aplicação da Realidade Virtual na rede social.

Na conferência, o Facebook apresentou o Aquila, um drone com o qual a empresa pretende reforçar a sua missão de difundir o acesso à Internet pelos quatro cantos da Terra. Diz o Techcrunch que este drone, o primeiro equipamento que o Facebook utilizará para disseminar Internet pelas zonas mais remotas do planeta, tem uma envergadura semelhante à de um Boeing 767. Apesar das suas amplas dimensões, o Aquila não deverá pesar mais do que um automóvel, visto que é constituído por materiais ultraleves.

Consta que o drone fará voos de três meses consecutivos, alimentando-se exclusivamente de energia solar.

O Facebook deverá começar os testes do Aquila ainda este verão, e estima-se que nos próximos anos estes drones sejam produzidos a uma escala maior.

Schroepfer falou, então, de Inteligência Artificial. Não, o Facebook não está a desenvolver nenhum robot, ou alguma outra tecnologia científico-ficcional. A rede social está, sim, a procurar criar sistemas mais inteligentes que permitam ao Facebook lidar de forma mais eficiente com as torrentes cada vez maiores de dados e ficheiros que inundam diariamente a plataforma.

Alvejando o futuro, mas ainda no presente, o CTO disse que ao longo da próxima década estes serão focos de grande investimento por parte do Facebook.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago