O Green Innovation Group, organização dinamarquesa fundada em 2015 que detém o Greentech Challenge, apresenta em Lisboa entre 4 e 8 de junho o primeiro Summit dedicado exclusivamente à Economia Azul – o 7 Seas Summit. 12 startups com soluções focadas no mar terão três dias de mentoring e um dia de pitch perante um painel que irá escolher os 3 melhores projetos.
No Dia do Investidor, a 8 de junho, haverá a tão esperada apresentação dos finalistas, entrega de prémio ao vencedor e painéis de debate dedicados ao plástico nos oceanos, poluição provocada pelos navios (Shipping), conservação da vida selvagem e impacto empreendedor. Este último dia será aberto ao público e decorre no Pavilhão do Conhecimento, contando com o apoio da Embaixada da Dinamarca e do Ministério do Mar.
Depois de duas edições em Lisboa sob a chancela de Greentech Challenge, o formato de Summit com maior duração e mais momentos de discussão surge agora graças ao facto de Portugal se ter vindo a posicionar como país pioneiro no desenvolvimento tecnológico da economia marítima com inúmeros fundos europeus para efetivar as diretrizes de luta contra a poluição, desertificação marítima e o excessivo plástico nos oceanos. A organização pretende também posicionar este evento como uma preparação para o próximo ano em que Lisboa será capital sustentável europeia.
Os co-fundadores do grupo, Frederik van Deurs e Martin A. Petersen, decidiram o ano passado mudar-se de Copenhaga para Lisboa e contam já com uma equipa de 30 pessoas. O conceito de eventos de apoio e aceleração a startups verdes tem ganho dimensão global tendo já planeados 8 eventos este ano em cidades como Copenhaga, Paris, São Paulo, Oslo e Londres. Ao nível financeiro já proporcionou a mais de 70% das startups participantes um investimento médio de cerca de 500 mil euros.
Martin A. Petersen comenta que “devido à importância da localização geográfica de Portugal, bem como a vasta costa portuguesa e todo o seu território marítimo, o crescimento económico português e toda a estratégia de investimento do governo para PME e Startups, este foi o país que optámos para viver e lançar este novo projeto, o 7 Seas Summit.”
Frederik van Deurs relembra “comportamentos inaceitáveis como descargas industriais impróprias nos rios, derrames de crude em grande escala e má gestão de resíduos domésticos têm agravado fenómenos como a redução acelerada das espécies e aumento exponencial de resíduos de plástico transformadas em autênticas ilhas de lixo a flutuar – se pensarmos que o que vemos à superfície representa apenas 5%, dá para ter uma ideia da escala. É essencial ter presente que as crianças de hoje correm o risco grave de, em adultos, não terem recursos básicos como água potável.”
Entre 4 e 6 de junho, os empreendedores escolhidos terão formação e mentoring com vários patrocinadores e parceiros das áreas de Direito de Ambiente e Energia, Marketing, Contabilidade, Tecnologia, Consultoria de Gestão e Relações Públicas graças ao apoio da J. Pereira da Cruz, Grant Thornton e Canela Public Relations, Gula Visual e Follow Us.
O programa de dia 7 será aberto ao público e decorre no Pavilhão do Conhecimento. O espaço estará dividido entre uma àrea de exposição das tecnologias/materiais de comunicação das startups e stakeholders de relevância no tópico Blue Economy e o anfiteatro onde decorrerão debates e os esperados pitchs das startups. Os empreendedores serão avaliados por um júri composto pelos representantes dos parceiros corporativos do evento que no final selecionaram os três finalistas que voltarão a apresentar os negócios no dia seguinte.
No último e grande dia, 8 de junho, a escolha do vencedor vai contar com a votação pública, dando assim voz ativa a todos os participantes. O grupo apresentará algumas novidades ao nível de soluções para empreendedores e o dia será encerrado com a presença do Ministério do Mar que entregará o prémio à startup vencedora.
A startup portuguesa está a trabalhar a gestão de transportes rodoviários na Europa com soluções…
A empresa optou por doar soluções de última geração para a gestão de energia e…
A expansão desta parceria visa impulsionar o crescimento e a modernização dos centros de dados…
Desenvolvida em parceria com a Mastercard, a nova tecnologia está disponível nos Centros Comerciais Colombo…
O Interlock foi detetado quer em versões para Windows, como para FreeBSD e passa pela…
A nova UPS ultracompacta oferece proteção de energia de próxima geração para ambientes de infraestruturas…