Como consultora especializada no recrutamento para este setor, recorro frequentemente ao LinkedIn, por exemplo, para a colocação de anúncios e para a pesquisa direta de candidatos cujos perfis possam responder exatamente às necessidades dos clientes e ao matching perfeito que queremos criar.
Esta rede social é cada vez mais uma plataforma de apoio na divulgação corporativa, como também na publicação de oportunidades de recrutamento em aberto.
Para nós, recrutadores, a pesquisa e a análise de perfis é cada vez mais uma necessidade nos diferentes processos que desenvolvemos. Seja na ótica de procura efetiva de candidatos, ou na validação de informação ou até mesmo na confirmação de referências.
A nossa experiência profissional mostra-nos que os candidatos de Tecnologias de Informação, em particular nas áreas de engenharia de software, não todos são adeptos fervorosos de respostas a anúncios, ainda que possam estar a avaliar novos desafios profissionais. Assim, ter um perfil atualizado e completo, torna-se fundamental, se realmente estiver a analisar o mercado.
Deve olhar-se para o perfil como uma espécie de curriculum vitae, onde devem constar estas indicações:
Após a construção de um perfil interessante, deve definir-se uma estratégia de procura, ou seja, perceber bem quais as empresas ou os setores que mais vão ao encontro das motivações e quais as funções mais interessantes e enquadradas na experiência!
Seguir as empresas que são mais interessantes para os candidatos e estabelecer conexões com os seus colaboradores também é importante. Desta forma, o perfil poderá chamar a atenção de quem recruta para determinada posição, não descurando a análise das vagas em aberto e a candidatura às vagas mais pertinentes.
Um ponto também importante são as ’boas maneiras das redes sociais’. Mesmo não estando ativamente à procura de um novo desafio, fica sempre bem responder a uma mensagem recebida de um contacto, ainda que seja um “não, obrigada”. Nunca se sabe quando esse mesmo contacto poderá ser uma mais-valia!
Em jeito de conclusão, as redes sociais profissionais são cada vez mais importantes, não só quando se procura um desafio, sobretudo para a área das TI, e por isso é importante apresentar um perfil interessante, cativante, apelativo!
Objetivo é facilitar o acesso à rede móvel no país de chegada, garantindo que os…
Eupago alerta para os perigos das fraudes telefónicas e reúne cinco dicas para a proteção…
Através da tecnologia Tradução em Tempo Real entre diferentes idiomas da Galaxy AI, a SOS…
Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…
Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…