Foi por isso que o CEO da empresa, Tim Cook, anunciou no final da conferência na WWDC que será lançada a aplicação Swift Playgrounds para iPad. “Porque a Swift é tão simples de aprender, tem o potencial de trazer muito mais gente para a programação”, explicou Cook.
A Swift Playgrounds tem assim uma interface interativa, muito colorida, desenhada especialmente para estudantes e principiantes. Usa gráficos imersos, puzzles e uma abordagem causal – se mudar isto aqui, é assim que vai aparecer. Cook referiu que a linguagem já é usada em mais de 100 mil aplicações, desde o Twitter à Lyft.
“Gostava muito que a Swift Playgrounds existisse quando eu comecei a aprender a programar”, brincou Craig Federighi, vice presidente de engenharia de software, dizendo que a app é a única do seu género que tanto é fácil de usar como poderosa o suficiente para escrever código “a sério.”
Quem é membro do Apple Developer Program já pode espreitar a preview, sendo que a app estará disponível em beta público em julho, paralelamente ao iOS 10. A versão final estará disponível na App Store no outono.
Os estudantes poderão aprender conceitos centrais de programação, tais como comandos, criação de funções e uso de código condicional e variáveis.
A Swift Playgrounds foi anunciada quase no final da keynote de arranque da Worldwide Developer Conference da Apple, que decorre esta semana em São Francisco.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…