Apple fecha parceria com SAP para levar apps empresariais ao iOS

De acordo com o comunicado da Apple, a parceria irá gerar um novo SDK para iOS, que dará aos 2,5 milhões de programadores SAP a capacidade de desenharem apps nativas aproveitando a plataforma SAP HANA Cloud.  Será também lançada uma academia de formação, SAP Academy for iOS, para que os parceiros, programadores e clientes possam desenvolver facilmente aplicações para os seus negócios.

“Esta parceria vai transformar a forma como o iPhone e o iPad são usados nas empresas, ao juntar a inovação e segurança do iOS e a profunda expertise da SAP no software empresarial”, descreveu o CEO da Apple, Tim Cook. “Como líder no software empresarial e com 76% das transacções de negócio a passarem por um sistema SAP, a empresa é a parceira ideal para nos ajudar a transformar a forma como as organizações são geridas através do iPhone e iPad”, adiantou. 

Estas aplicações nativas darão acesso a dados e processos de negócio na SAP S/4HANA, combinando-o com as características dos aparelhos iOS – leitor de impressões digitais Touch ID, serviços de localização e notificações.

O CEO da SAP, Bill McDermott, disse estar “orgulhoso” da parceria especial com a Apple. “Ao dar às pessoas uma experiência de negócio ágil e intuitiva, damos-lhes a capacidade de saberem mais e fazerem mais”, referiu. O responsável caracterizou o iOS como “a plataforma líder e mais segura para a empresa.”

As duas empresas explicaram ainda que as aplicações serão construídas com a linguagem de programação Swift da Apple, e usando a linguagem de design SAP Fiori.

“A Apple e a SAP partilham um compromisso com o futuro, ajudando o mundo a correr melhor e a melhorar a vida das pessoas”, disse ainda o responsável da empresa alemã, Bill McDermott

Para Tim Cook, esta parceria é vital: à medida que as vendas de iPhones estagnam e as de iPads caem a pique, a empresa quer virar-se para os clientes empresariais. É por isso que têm surgido estas parcerias – no ano passado, a marca assinou um acordo semelhante com a IBM.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

2 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

3 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

7 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago