Mesmo com o negócio de smartphones a caminho de uma possível e inédita retração, reflexo direto da saturação do mercado, a China não deixa de atrair muita atenção. É o maior mercado do planeta, com uma economia crescente e muita vontade de consumir.
Nessa economia galopante, a Xiaomi cresceu de forma explosiva, em poucos anos destronando a Samsung e assumindo a liderança no mercado dos dispositivos móveis na China. Mas eis que uma empresa ocidental toma a frente do mercado chinês…
Os grandes ecrãs do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus deixaram os chineses apaixonados e fizeram a participação da Apple crescer em 62,1%, derrubando a Xioami, que até então parecia intocável. Com a escalada, a Apple ficou com 14,5% do mercado. A Xiaomi ficou logo atrás, com uns respeitáveis 13,5%.
A Huawei manteve o seu terceiro lugar, com 11,2%. Já a Samsung, sofreu uma perda de mais da metade (-53%) da sua participação em relação ao ano passado, tendo sua fatia reduzida para 9,6%.
A Lenovo, em quinto lugar, também perdeu participação: foi para 8,2%,uma redução de mais de 22% em relação a 2014.
Segundo a IDC, um dos fenómenos observados na China é o amadurecimento do consumidor, que agora não quer apenas aparelhos de baixo custo, mas também procura os dispositivos de gama, com melhor desempenho, acabamento e componentes, uma forma de se destacar. A escalada da Apple dá claros sinais dessa tendência, que tanto a Xiaomi quanto a Huawei já seguem, com lançamentos de última geração.
*Jocelyn Auricchio é jornalista da B!T no Brasil
A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…
O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…
Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…
O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…
Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…
O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…