Apple compra startup de inteligência artificial Turi

A aquisição foi avançada pelo Geekwire, que cita fontes próximas da operação para contabilizar o valor do negócio. A Turi foi fundada em 2009 pelo brasileiro Carlos Guestrin, como um projeto open-source na universidade Carnegie Mellon; chamou-se Dato e GraphLab antes de assumir o formato atual, que apelou às ambições da Apple no campo da inteligência artificial.

Embora não tenha confirmado os pormenores da aquisição, a Apple comentou o negócio com a declaração que costuma fazer sempre que compra uma empresa. “A Apple compra pequenas firmas de tecnologia de tempos a tempo, e geralmente não discutimos o nosso propósito ou planos”, escreveu a empresa num comunicado.

Além de refletir um maior compromisso da Apple com a inteligência artificial e machine learning, esta aquisição também lhe permite reforçar a presença em Seattle – onde tem estado a desenvolver uma presença de engenharia nos últimos dois anos. Em 2014, a tecnológica comprou a startup de networking na nuvem Union Bay Networks, também sediada em Seattle, que levou a Apple a abrir o seu escritório de engenharia na área metropolitana que é sede também da Microsfot.

Carlos Guestrin, o professor da Universidade de Washington que fundou a Turi, não teceu comentários sobre a aquisição. Mas a intenção é manter a equipa em Seattle, enquanto a Apple trabalha na expansão das capacidades do assistente digital Siri – talvez seja aqui que a tecnologia vai fazer mais sentido.

Há pouco tempo, a Turi organizou um Data Science Summit em São Francisco, o que reflete a sua importância e posição no mercado.

 

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago