A aplicação popular que permite que os clientes do Starbucks possam comprar bebidas e comida a partir dos smartphones guarda os nomes de utilizador, passwords e outro tipo de informações pessoais em texto simples, “o que significa que um hacker pode facilmente pegar num telefone deixado para trás, ligá-lo a um portátil e facilmente roubar a senha ao cliente Starbucks sem sequer ter de saber o código PIN do smartphone”.
Esta aplicação existe para dispositivos Android da Google e ainda para a Apple.
Para aceder à password do cliente, o hacker necessita apenas ter consigo um telefone, um computador e ainda saber como aceder ao ficheiro. Se o hacker conseguir obter a password terá acesso a todo o dinheiro da conta Starbucks do utilizador lesado. Isto poderá ser um grande risco para os utilizadores que utilizam a mesma senha para todos os sites.
Esta questão parece ter-se transformado num exemplo de uma forma eficiente de enganar o sistema de segurança. Uma das razões par a a popularidade desta app é a “extrema facilidade de uso, em que os clientes precisam de apenas digitar a senha uma vez e, a partir daí a app pode ser usada para fazer compras ilimitadas”,
Jim Olson , um dos porta-vozes da empresa, reconheceu a vulnerabilidade da aplicação. “Como é óbvio, a segurança das informações dos nossos clientes é de extrema importância para a Starbucks e estamos constantemente à procura de quaisquer riscos e vulnerabilidades para que os possamos corrigir”, completou.
Olson recusou-se, porém, a responder a perguntas específicas sobre as atualizações que deverão ser feitas pela empresa, mas afirmou que o conceito da Starbucks consiste em “evoluir sempre e melhorar os seus sistemas constantemente de modo a garantir que a segurança do utilizador está sempre assegurada”.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…