Os visitantes dos museus europeus poderão, em breve, ser capazes de definir a sua própria experiência cultural antes mesmo de sair de casa ou de entrar num avião. Graças a uma inovação que combina tecnologia de realidade aumentada e geolocalização, uma visita aos museus é transformada numa experiência única e interactiva.
A aplicação Chess, que estará disponível para download em smartphones e tablets, tem como objetivo dar vida ao passado, na “ponta dos dedos dos utilizadores, tornando a história e a cultura cativantes e disponível a todos”.
Olivier Balet da Diginext, empresa francesa coordenadora do projeto, afirma que “a visita guiada é uma experiência linear, onde o visitante permanece como um agente passivo. Com a CHESS, a visita ao museu é comparada a uma experiência de vídeojogo, tornando os visitantes em elementos ativos e comprometidos com o património cultural. Os visitantes recebem a informação, mas ao mesmo tempo são desafiados e estão entretidos e envolvidos. Isto é vital para manter o interesse dos visitantes, em particular da geração mais jovem”.
O projecto Cultural-Heritage Experiences through Socio-personal interactions and Storytelling (de onde provém o nome Chess) é apoiado por mais de 2.8 milhões de euros em financiamento da Comissão Europeia e tem como objetivo tornar a experiência nos museus mais interactiva e atraente para todos.
A tecnologia Chess, desenvolvida por parceiros franceses, gregos, britânicos e alemães, será apresentada na Innovation Convention em Bruxelas nos dias dez e 11 de Março.
Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…
Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…
Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…
A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…
O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…
Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…