Aplicação do LinkedIn é um sonho para hackers

Investigadores de segurança estão a denominar a nova aplicação mobile da rede social LinkedIn como um sonho tornado realidade para hackers e agências de inteligência.

Richard Bejtlich, Chief Research Office de uma empresa de segurança de computador, afirmou que está “estupefacto” com a aplicação. “Não consigo acreditar que alguém pensou que isto era uma boa ideia”.

A nova aplicação em questão chama-se “Intro”, um plug-in de e-mail para utilizadores de iOS que usa a informação do perfil do LinkedIn para que o utilizador que enviar o e-mail possa ter a posição que ocupa no seu trabalho a aparecer no centro do e-mail no iPhone ou iPad do utilizador.

Há quem defenda que a ideia é uma jogada inteligente por parte da rede social para que esta tenha mais “ação” em dispositivos móveis e para fazer com que os utilizadores pensem que o serviço é um site Web estático.

Investigadores de segurança encontraram um problema com esta aplicação. O que o Intro faz é redirecionar o tráfego de e-mail para e de o iPhone e iPad do utilizador através dos servidores do LinkedIn, analisando e pesquisando esses e-mails por dados relevantes, adicionando detalhes pertinentes da rede social.

O redirecionamento para um chamado “man-in-the-middle attack” onde os hackers, e mais recentemente as agências de inteligência, intercetam o tráfego de Internet para o seu destino e usar a informação da maneira que lhes aprouver.

O LinkedIn, de forma a responder às críticas, respondeu no seu blog que a os e-mails são encriptados de e para os servidores da empresas, afirmando, ainda, que a empresa não guarda e-mails no seu servidor.

A rede social tem um historial de não ter as melhores soluções de segurança. No último ano, o serviço foi “hackeado” e as passwords de seis milhões de utilizadores apareceram num message board russo, revelando que a empresa usa protocolos de segurança básicos. No último mês, a empresa foi alvo de uma ação judicial por utilizadores que afirmam que alguém acedeu de forma imprópria aos seus dados.

Rui Damião

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

3 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

4 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

5 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

1 semana ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago