Apagão informático devido a falha no sistema Microsoft

O problema teve origem num erro de uma atualização de software da CrowdStrike, sediada em Austin para o sistema operacional Windows 10.

Ao longo do dia de hoje verificou-se uma falha informática global no sistema da Microsoft que acabou por provocar um apagão à escala mundial.

Na opinião de vários especialistas, trata-se mesmo do maior apagão informático de sempre.

As consequências fizeram sentir-se transversalmente, em várias áreas de atividade, com maior destaque para os aeroportos de vários países o que acabou por implicar o cancelamento de mais de mil voos por todo o mundo.

Também várias dezenas de instituições e serviços foram afetados, de bancos a serviços de saúde, supermercados e meios de comunicação social.

A origem do problema estará relacionado com uma atualização que a Microsoft terá feito ao software de segurança informática da CrowdStrike.

No X (antigo Twitter), George Kurtz, presidente e CEO da CrowdStrike veio, entretanto, confirmar a situação, afirmando que a empresa está a “trabalhar ativamente” para resolver o problema e explicando que não se trata de um ciberataque, mas sim de uma questão isolada, entretanto identificada.