Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do dia de ontem teve consequências a vários níveis.

Passava pouco das 11.30 horas da manhã de ontem quando a luz faltou em Portugal, naquele que foi o maior apagão a que o país assistiu.

Na sequência desta situação, as operadoras de comunicações Meo, Vodafone e NOS apresentaram fortes constrangimentos nos serviços que, dependendo do fornecedor e do local do país, nem sempre funcionaram.

Na realidade, este apagão elétrico teve um impacto forte nos serviços de telecomunicações móveis em Portugal continental, com falhas e interrupções, que acabaram por tornar mais difíceis as comunicações.

Segundo informação divulgada, MEO, NOS e Vodafone acionaram os planos de contingência e acabaram mesmo por desligar a rege 5G, redimensionando as redes para garantir o mínimo impacto possível.

A falta de energiua acabou por afetar também todos os sistemas tecnologógiso de digitais no país, como a rede multibanco e os parques informáticos de uma maneira geral.

Entretanto os serviços começaram a normalizar de forma gradual ao final do dia, à medida que a energia ia sendo também reposta.

“A Meo confirma que os serviços já se encontram normalizados nas zonas onde a energia já foi reposta”, segundo explicou o operador. No mesmo sentido seguem NOS e Vodafone.