Ao quarto jogo, o humano bate a inteligência artificial da Google

O jogo milenar Go é o protagonista desta competição entre o cérebro humano e a inteligência artificial por detrás do AlphaGo, programa desenvolvido pelo supercomputador DeepMind da Google. A vitória de Lee Sedol no quarto jogo mostra que ainda é possível negar ao sistema a possibilidade de limpar todos os confrontos com humanos.

“Esta vitória é incalculável e não a trocaria por nada no mundo”, disse Lee Sedol aos jornalistas após o jogo, citado pela Reuters. O coreano de 33 anos tem 18 títulos mundiais e muitos especialistas não acreditavam que um sistema artificial pudesse batê-lo neste jogo tão complexo. O Go, criado há três mil anos na China, consiste num tabuleiro em que dois opositores distribuem peças pretas e brancas com o intuito de conquistarem mais território.

Logo após o primeiro jogo, na quarta-feira passada, Sedol admitiu que tinha subestimado as capacidades do AlphaGo. No entanto, como esta derrota demonstra, a inteligência artificial não produziu um programa perfeito. O jogo final será disputado na terça-feira, em Seoul.

Demis Hassabis, um dos fundadores da DeepMind que a Google comprou em 2014, referiu que o resultado mostra a resiliência e capacidades de Sedol. “É um verdadeiro sinal do incrível espírito de luta de Lee, que hoje conseguiu jogar de forma tão brilhante após três derrotas.” O resultado também será aproveitado pela equipa do sistema de inteligência artificial, que procura aproximar-se da intuição humana, como uma ferramenta de aprendizagem.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

4 dias ago

Acer lança nova dupla de monitores de gaming Predator QD-OLED

Novos monitores Predator X32 X2 e X27U X1 oferecem imagens de jogo nítidas, com uma…

5 dias ago

Adolfo Martinho é o novo diretor-geral da DXC Technology em Portugal

Adolfo Martinho sucede a Manuel Maria Correia, que liderou a empresa em Portugal desde a…

6 dias ago

Atenção ao malware oculto no GitHub

A Kaspersky descobriu centenas de repositórios de código aberto infetados com malware multifacetado, dirigidos a…

1 semana ago

Microsoft lança Researcher e Analyst para Microsoft 365 Copilot

O Researcher e o Analyst vão começar a ser disponibilizados para clientes com licença do…

2 semanas ago

Ricardo Morais entra na EY para reforçar área SAP

Ao longo da sua carreira, Ricardo Morais assumiu responsabilidades em gestão de clientes e desenvolvimento…

2 semanas ago