Categories: Negócios

Amazon pronta para conquistar a esfera da música digital

A Amazon revelou o seu novo serviço de streaming de música que gratuitamente vem integrado no seu pacote de adesão Prime. Contudo, este novo serviço sob o nome Prime Music oferece um espectro de músicas recentes mais reduzido do que as suas concorrentes Spotify e Beats Music da Apple.

O serviço Prime Music permite, então, que os subscritores da oferta Prime possam ouvir online ou descarregar mais de um milhão de músicas, sem qualquer taxa acrescida e sem serem importunados por interrupções publicitárias.

Este constitui-se como um dos múltiplos planos que a Amazon tem posto em marcha ao longo dos últimos meses para potenciar o aumento da sua base de subscritores.

No entanto, a olimpiana do comércio eletrónico continua na sombra do Spotify e do Beats Music, seus inimigos mortais, uma vez que ambos os serviços disponibilizam mais de 20 milhões de músicas.

A Amazon também não oferecerá conteúdo do portefólio Universal Music Group, pelo menos não para já, que inclui os artistas Kanye West e Lady Gaga.

O diretor da divisão de música digital da empresa norte-americana, Steve Boom, admitiu estar ciente das vulnerabilidades do Prime Music face a outros serviços análogos e rivais, mas sublinhou que por ser um serviço gratuito, com a adesão ao programa Prime, acaba por tornar-se bastante mais rentável do que outros serviços pelos quais se pagam até dez dólares por mês.

Boom asseverou que muitas músicas nunca são descarregadas, uma percentagem expressiva das entre 25 milhões e 30 milhões de músicas que a Amazon vende no seu website, pelo que seria uma manobra supérflua oferecer uma quantidade absurda de músicas que ficariam a ganhar pó na prateleira.

A Universal, a maior produtora discográfica do mundo, não faz ainda parte do grupo de parceiros da Amazon, mas ambas encontram-se já em negociações. A Warner Music Group e a Sony Music Entertainment são algumas das produtoras musicais que se aliaram ao serviço da Amazon.

Este novo serviço espelha claramente os esforços que a Amazon tem feito para marcar e reforçar a sua presença em novas áreas, como a da música digital e a do hardware.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

18 horas ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

2 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

3 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

4 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

5 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago