Amazon cria próprio serviço de ads e afasta-se da Google

A Amazon está determinada a expandir o atual segmento publicitário do qual usufrui. Para esse fim, a gigante do comércio digital está a desenvolver a sua própria plataforma de publicidade para conseguir, assim, competir mais direta e afincadamente com a Google.

Segundo consta, a Amazon está em processo de criação da Amazon Sponsored Links, o serviço publicitário que deverá, em pé de (relativa) igualdade, disputar o trono publicitário com o AdWords da Google.

De acordo com o Wall Street Journal, a empresa dissera que ainda este ano os anunciantes poderão testar a nova plataforma.

Num estágio inicial, o serviço deverá centrar as suas forças na “expulsão” do AdWords do próprio website da Amazon, passando, então, para uma segunda fase que deverá ampliar o foco de ação da plataforma publicitária da titã do e-commerce.

Apesar de querer divorciar-se do AdWords, o novo serviço da Amazon deverá em muito assemelhar-se ao do da Google.

Alguns analistas são da opinião de que, dado o conhecimento do comportamento de compra dos utilizadores que a Amazon conseguiu recolher ao longo da sua existência, a empresa de retalho online deverá poder dotar os seus anúncios de uma acrescida eficácia, o que lhe valerá de muito, visto que um crescimento nas suas receitas publicitárias poderá por cobro às anoréticas margens de lucro que tem vindo a apresentar.

A relação da Amazon com a Google, não obstante ter sido uma de simbiose, não parecia assentar-se numa plena e total entrega, visto que a retalhista online abstinha-se de adquirir determinados produtos publicitários da tecnológica de Silicon Valley que requeriam a partilha de dados relativos a inventários e a produtos da Amazon.com.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Fundo Europeu de Investimento garante 5 milhões de euros à Code for All__

A garantia faz parte de uma iniciativa que visa facilitar o acesso ao financiamento a…

2 dias ago

Ericsson Imagine Live em Portugal destaca papel do 5G

O evento pretendeu dar a conhecer insights de especialistas, explorar demonstrações de vanguarda e discutir…

3 dias ago

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

4 dias ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

5 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

6 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

1 semana ago