Categories: Redes

Altice Portugal recebe cabo submarino intercontinental Equiano

A Altice Portugal é o fornecedor da estação de cabos submarinos para amarração do cabo Equiano em Portugal.

É na Estação Internacional de Cabos Submarinos de Sesimbra da Altice Portugal que amarrará este novo cabo submarino, ligando diretamente a África do Sul e vários países da costa ocidental de África à Europa.

Portugal assume-se como hub de terminação e interligação de capacidade e tráfego de cabos submarinos internacionais pela sua localização geográfica privilegiada – extensa costa atlântica e vasto território marítimo – permitindo a ligação entre continentes e atraindo investimento estrangeiro.

A Altice Portugal “desempenha um papel estratégico, ao nível de serviços de consultoria e infraestruturas, suportado na sua experiência histórica de mais de meio século nesta área de telecomunicações submarinas a nível nacional e internacional”, segundo explica a empresa.

“A Altice Portugal, como líder do setor das comunicações eletrónicas em Portugal, orgulha-se de ser a porta de entrada na Europa de ativos tão relevantes no setor das comunicações como o Equiano, reforçando também o seu compromisso para com a economia e o País” afirmou Ana Figueiredo, presidente executiva da Altice Portugal.

Atualmente, a Altice Portugal possui também as duas Estações Internacionais de Cabos Submarinos do País há mais anos em atividade – Sesimbra e Carcavelos –, sendo esta última praia o ponto de amarração do primeiro cabo submarino telegráfico, há mais de 150 anos.

A Altice Portugal tem sido a empresa responsável pela operação dos cabos submarinos que ligam o Continente aos arquipélagos dos Açores e à Madeira, bem como pela operação do sistema de cabos submarinos que interliga as ilhas dos Açores.

O cabo submarino Equiano (homenagem ao escritor e abolicionista nigeriano que foi escravizado) vai de Portugal à África do Sul com unidades ramificadas ao longo do caminho (Togo, Nigéria e Namíbia), que podem ser utilizadas para estender a conectividade a outros países africanos.

É uma infraestrutura de vanguarda com capacidade de 144 Tbps baseada na tecnologia de multiplexagem de divisão espacial (SDM), 20 vezes mais capacidade de rede do que o último cabo construído para servir esta região.

Redação Silicon

Recent Posts

Carris Metropolitana tem novo website mobile-first

Depois do lançamento da app, o site surge agora com novas funcionalidades e mais transparência…

1 dia ago

Bit2Me STX inicia testes Sandbox para bolsa de valores blockchain

O Bit2Me STX é uma das primeiras infraestruturas do mercado financeiro blockchain destinada a operar…

2 dias ago

150 mil euros para promover a inovação na Indústria

Bolsa Jorge de Mello é dirigida a investigadores em Portugal e visa impulsionar a investigação…

3 dias ago

UCP é reconhecida como a instituição universitária mais empreendedora em Portugal

O ranking reconhece e destaca o papel crescente das universidades na promoção do empreendedorismo em…

6 dias ago

Visa vai equiparar criadores de conteúdo a PME

O objetivo desta medida é o crescimento económico e o acesso a pagamentos online seguros…

1 semana ago

MEO Empresas lança acesso à internet com velocidades simétricas de 100Gbps

Este novo serviço é especialmente indicado para fornecedores de conteúdos e sites transacionais que procuram…

1 semana ago