Alibaba vende unidade norte-americana depois de falhar entrada nos EUA

O colosso chinês do comércio digital, como parte do acordo estabelecido, passará a deter uma participação de 37,6 por cento na OpenSky, após a assimilação da 11 Main. O Wall Street Journal (WSJ) comunica que, apesar da gestão do braço norte-americano da Alibaba transitar para as mãos da OpenSky, o website da 11 Main manter-se-á, por agora, uma plataforma independente.

A subsidiária da Alibaba principiou as suas operações em junho de 2014, e almejava ser um mercado online onde pequenos comerciantes norte-americanos pudessem vender alternativas aos produtos de consumo massificado comercializados por rivais como a Amazon ou o eBay. No entanto, esta foi uma ambição efémera, pois a 11 Main teve sérias dificuldades em conquistar o apoio da sede chinesa da Alibaba, de acordo com fontes a que o WSJ teve acesso.

A tentativa falhada da Alibaba evidencia que este mercado dos EUA é um ambiente austero, e que mesmo uma empresa que na China domina o e-commerce e que alcançou já um valor de mercado de 211 mil milhões de dólares pode derrapar e cair a pique, o que veio a verificar-se em apenas um ano.

A consultora eMaketer, citada pela Bloomberg, estima que em 2015 o mercado norte-americano do comércio eletrónico cresça 14,2 por cento, chegando aos 341 mil milhões de dólares, governado pela Amazon e pelo eBay, cujo torno algumas startups do e-commerce procuram conquistar, com abordagens disruptivas e tecnologias inovadoras.

As camadas superiores da gestão da Alibaba querem que a estratégia da empresa esteja orientada para o desenvolvimento de plataformas que coloquem os vendedores norte-americanos em contacto com os consumidores chineses. No entanto, Joseph Tasi, vice-presidente executivo da Alibaba, sugeriu ao WSJ, em novembro, que o mercado norte-americano poderia ser uma opção no futuro.

O Wall Street Journal disse que os detalhes financeiros do negócio não foram revelados.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Vodafone vende cartões eSIM a bordo de aviões da TAP

Objetivo é facilitar o acesso à rede móvel no país de chegada, garantindo que os…

20 horas ago

Chamadas suspeitas? Saiba como evitar burlas telefónicas

Eupago alerta para os perigos das fraudes telefónicas e reúne cinco dicas para a proteção…

2 dias ago

SOS Voz Amiga já ajuda em várias línguas com IA da Samsung

Através da tecnologia Tradução em Tempo Real entre diferentes idiomas da Galaxy AI, a SOS…

3 dias ago

TheFork junta-se à OpenAI como colaborador na fase de Research Preview do Operator

Com o Operator da OpenAI o processo de reserva torna-se mais fluido, ao navegar automaticamente…

4 dias ago

Fernando Vázquez segue em novas funções na Schneider Electric

Com esta nomeação, a empresa reafirma o seu compromisso de estar mais próxima dos seus…

5 dias ago

Kaspersky KATA 7.0 para proteção contra ataques direcionados

Com o lançamento de KATA 7.0, as organizações podem agora beneficiar de capacidades melhoradas de…

1 semana ago