Alibaba assina com empresa de direitos musicais BMG

A Alibaba e a alemã BMG juntam-se para um contrato de distribuição digital de música que deverá aumentar exponencialmente o catálogo de artistas disponível na plataforma chinesa de e-commerce. Para além de promover, a Alibaba deverá também proteger os interesses dos músicos.

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Os direitos de autor e a proteção dos mesmos não são um assunto pacífico, nomeadamente no seio da indústria musical. De um lado, surgem grupos de artistas e empresas de direitos musicais a quererem construir barreiras de defesa enquanto do outro lado encontram-se as tecnológicas e consumidores que não querem sofrer as consequências de atos alheios.

Para amenizar a situação, pelo menos no seu raio de alcance, a Alibaba assinou um contrato de distribuição digital de música com a BMG, uma empresa especializada na defesa de música. O negócio vale à Alibaba a adição de mais de dois milhões e meio de direitos relativos a músicas que, na sua maioria, já faziam parte da biblioteca desta plataforma de e-commerce, livrando a chinesa de possíveis complicações legais.

Esta é mais uma aposta da Alibaba em expandir o leque de negócios ultrapassando a tradicional venda de objectos físicos e avançando para conteúdos digitais.

Do lado da BMG, as vantagens passam pela obtenção de um parceiro forte na luta pelos direitos dos artistas. Para além de aumentar as suas receitas com a inclusão do mercado chinês, a empresa alemã contará também com o apoio da Alibaba no crescimento de um mercado legítimo através do monitoramento de eventuais infracções registadas pelos serviços da plataforma.