Alibaba aposta em carros e em equipamentos inteligentes
A Alibaba prepara-se para reforçar as suas operações de computação cloud, equipamentos e Big Data. As suas recentemente criadas unidades de automação e de dispositivos domésticos inteligentes visam expandir os tentáculos da gigante chinesa para lá das fronteiras do comércio digital.
O colosso do e-commerce chinês, comandado pelo excêntrico magnata Jack Ma, depois de ter provado que é uma força a temerária no setor do comércio digital, quer agora fincar as presas noutras áreas de negócio. Desta feita, juntou-se também à corrida dos equipamentos inteligentes, que vão desde as televisões e eletrodomésticos aos automóveis.
Diz a Reuters que esta mudança de rumo vai colocar a Alibaba frente-a-frente com rivais conterrâneas como a Tencent, a Baidu, a JD.com e a Xiaomi.
Consta que a unidade automotiva da empresa de e-commerce inclui serviços de marketing de carros, concebidos através das suas soluções de analítica e Big Data e da secção de vendas de automóveis do seu website Tmall. Ademais, segundo o que uma porta-voz da empresa disse à agência noticiosa, a Alibaba vai procurar disponibilizar empréstimos para a compra de carros.
Disse a empresa que na China já conta com cerca de 50 marcas de carros e 10 mil concessionários como parceiros nesta sua nova jogada estratégica. No mês de março deste ano, a SAIC Motor, a maior fabricante automobilística chinesa, revelou que, através de uma aliança com a Alibaba, iria investir cerca de 160 milhões de dólares num fundo de desenvolvimento de carros conectados.
Por seu lado, a divisão de aparelhos inteligentes, que a empresa chama de smart living, é composta pelas capacidades retalhistas da Tmall – que se juntou à Alibaba em 2014 – e por operações assentes em computação cloud. Também a sua plataforma de crowdfunding Taobao vai fazer parte desta unidade.